9 de janeiro de 2011

O batizado é gerado para o sobrenatural, destaca Bento XVI

Gracielle Reis
Da Redação



AP
Papa discursa da janela de seu quarto e afirma que ''cada batizado adquire o caráter de filho a partir do momento em que recebe o nome cristão''.
“Gostaria de encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de serem batizados e darem testemunho alegre da sua fé, para que ela gere bons frutos”. Este foi o convite feito pelo Papa Bento XVI, na Oração do Ângelus, após a Missa celebrada na Capela Sistina, na manhã deste domingo, 9, quando se reuniu com os fiéis, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
No discurso que antecede a oração, o Santo Padre falou sobre a Festa do Batismo do Senhor e ressaltou que este evento da vida de Jesus demonstra o amor da Santíssima Trindade pela humanidade quando o Cristo se encarnou.

Ele destacou também as palavras do bem-aventurado Antônio Rosmini: "A pessoa batizada sofre uma operação secreta, mas poderosa, na qual ele é gerado para o sobrenatural e recupera a comunicação com Deus".
Enfatizou ainda que o batismo de Jesus recorda a eleição de Deus por cada homem e cada mulher para que se tornem filhos de Deus: “Cada batizado adquire o caráter de filho a partir do momento em que recebe o nome cristão, um sinal inequívoco de que o Espírito Santo dá à luz ao homem 'novo', a partir do seio da Igreja”.

O Pontífice enfatizou também que o batismo é o início da vida espiritual, que se realiza através da Igreja e também com a participação ativa dos pais e padrinhos. Por fim, o Papa pediu a intercessão da Virgem Maria e confiou a ela os catequistas e pais que se preparam para o batismo de seus filhos.

0 comentários: