4 de janeiro de 2011

O que é um herói?




Thaisson da Silva Santarém


Há várias designações para a palavra herói, mas o ponto que eu gostaria de citar aqui hoje seria o sentido mais básico e "legal" do herói que é dar a vida pelo outro.
Considerando as nossas histórias em quadrinhos, observamos esse fator: o herói doa a história dele, o tempo, a vida dele para as pessoas, para os outros, sem distinção de cor, classe ou tipo de pessoas. 



Agora considerando pessoas reais, pessoas homenagiadas com medalhas de honra ou mensagens no velório ou na lápide, enfim estas na grande maioria foram pessoas que morreram ou deram o máximo de suas vidas em prol do outro, em prol da vida do outro.






Por que?

De onde surgiu essa idéia? Esse doar a vida sem reservas ao outro?

Nesse tópico eu queria chegar! Eu ouso dizer que a inspiração dos heróis verdadeiros e os fantasiosos das histórias em quadrinhos foram em Jesus. Querendo ou não, considerando esses aspectos citados, Jesus foi o maior herói de todos.



Em sua vida pública, o que Jesus mais frisou foi o bem comum, o bem do outro, independentemente de quem fosse e sem pedir nada em troca.



Teve coragem para peitar os empercílhos que colocavam para que não continuasse sua missão do bem, sua missão de amar.

O motivo maior de existir herói não é por fama ou por motivo fútil, ninguém arriscaria a vida por outra pessoa para ser famoso ou por motivo pequeno, porém ouso dizer que o motivo maior para a existência de um herói, para alguém se arriscar ou até pelo outro é por amor.



Assim foi o Cristo. Sempre fez o bem ao próximo. Os "vilões" não gostavam disso e pretendiam matá-lo. Implantavam armadilhas, manipulavam pessoas e fizeram de tudo para que o bem não vencesse.

E nesse caso? O mal venceu com a morte do Cristo?
Não! O bem venceu! Como?
Na cruz! Jesus assumiu os pecados, as culpas, os sofrimentos de todas as pessoas daquela época até hoje e das gerações vindouras! Carregou tudo isso para a cruz em uma jornada onde sofreu tudo o que um humano poderia ou não suportar...



E após 3 dias, resurge para a salvação da humanidade.

Abriu para nós os céus, para que uma vez que não somos mais escravos do pecado, escravos do mal, ainda nos deu a graça de podermos ser heróis como Ele foi.



Ao invés de ser celebrado como O HERÓI, se fez o menor de todos, o mais humilde, nascido em uma manjedoura, destitui-se de sua natureza divina, da natureza do Verbo para ser um humano frágil e limitado. Demonstrou para todos que mesmo sendo fracos e pecadores, podemos fazer o bem e ser herói, dar a vida por alguém. Seria dar a vida à toa?



12. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.

13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
(Jo 15, 12-13)



Por que amigos?

Porque se amamos ao próximo, então não fazemos distinção de pessoa, pois o próximo pode ser qualquer um. Então devemos considerar a todos como amigos, como pessoas íntimas, não devemos considerar ninguém como inimigos, assim como o Cristo. Considerava a todos como amigos por amor, para que os problemas e defeitos de cada um não interfiram nas atitudes para com esta pessoa.



Então para ser herói devemos amar.

Para doar a vida por alguém é necessário amar sem medidas, sem reservas, sem discriminações e sem querer algo em troca.



Assim faremos como o herói dos heróis: Jesus.



Enfim, ouso dizer que para chegar ao céu tem que ser herói.

Independentemente de qualquer porém devemos ser heróis.



Concordam?



Thaisson da Silva Santarém

Paz e Bem! Graça e Missão! 




Por Thaisson da Silva Santarém



































0 comentários: