27 de junho de 2011

O cumprimento de nossa Missão é feito pela obediência

No último dia 23/06/2011 por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, nosso Administrador Apostólico Dom Waldemar em sua homilia nos convocou, nos informando que estamos vivendo em um tempo novo, um tempo de missão. “Jovens, convidem os colegas jovens, já batizados, que fizeram a primeira comunhão, que acolheram um dia a Vida em seus corações, e depois partiram de casa para longe. Que eles voltem!” (Dom Waldemar) e ainda “Casais, não há vida matrimonial mais bela do que aquela que lhes é proposta pela mãe Igreja, perita em amor e em humanidade. Casais, ainda lhes peço que sejam missionários gerando e educando na fé numerosos filhos para a Igreja. Pela oração em família e pela vida em comunidade, seus filhos hão de brilhar no meio desta geração que aguarda um sinal de esperança”. (Dom Waldemar). E sabemos que isso não é uma novidade aos nossos ouvidos. Vejamos:

“O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. ‘Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, está desprezando aquele que me enviou. ’” Lc 10,1.16



Estas foram as palavras usada por Cristo ao enviar os seus para a missão de preparar o lugar onde Ele mesmo iria logo após. Assim ocorreu enquanto Jesus estava presente em meio aos discípulos.

“Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, disse, para que se cumprisse a Escritura até o fim: ‘Tenho sede! ’” Jo19,28

Muitas pessoas têm um olhar simplista desta passagem Bíblica. Acham que quando Jesus afirmou que tinha sede era de água apenas. Mas o próprio Cristo concedeu a uma filha sua conhecer o significado de tal expressão. Santa Faustina compreendeu que a sede de Jesus era de almas, que seus filhos saíssem em missão também pregando o Evangelho a toda criatura.

“À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’ Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: ‘A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos’”. Jo20,19-23

O Senhor tinha ressuscitado e os apóstolos estavam receosos do que poderia acontecer com eles, dessa forma Jesus apareceu a eles para que o medo e a descrença não abalassem a fé e para que continuassem perseverantes.

Exatamente 50 dias após a Páscoa, Jesus enviou sobre os apóstolos o Espírito Santo, e assim cumprir o que Ele mesmo falou, que João Batista batizava com água, mas que viria o tempo em que eles seriam batizados com o Espírito Santo.

Irmãos, desde o início de nossa Igreja, Jesus nos deu uma missão, a de anunciar o Seu santo nome a todas as nações, de proclamar a Boa Nova a toda criatura para que nenhuma alma se perca por falta de conhecimento da Verdade. Assim, como servos obedientes devemos nos render a tal pedido e fazer valer a vontade do Pai do céu. Tenhamos coragem de não calar a nossa voz, de mostrarmos a nossa vida como um testemunho vivo e para que todos aqueles que nos vêem, vejam a face do próprio Deus.

Escrito por: Gisele Barbosa
Membro do grupo Jovens sem Fronteiras
Falas de Dom Waldemar fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br

0 comentários: