7 de julho de 2011

Idéia para angariação de fundo para a JMJ: Lavagem de Carros na Paróquia

2_1Uma lavagem de carros na paróquia é uma angariação de fundos ideal para grupos que tentem juntar dinheiro para ir à JMJ.

A ideia: O teu grupo lava os carros daqueles que vão à Eucaristia, durante a duração da mesma. Eles dar-te-ão o seu carro quando entrarem na igreja para a Missa e estará completamente lavado e pronto na altura em que eles saírem. Podes escolher um Domingo e fazer uma Lavagem de Carros durante todas as Missas desse Domingo (excepto durante aquela em que tu irás à Missa). O trabalho é meticuloso mas não te preocupes. Uma vez que compreendas como funciona é muito fácil de continuar. Um grupo universitário pró-vida de 25 pessoas nos Estados Unidos da América costuma realizar lavagens de carros para financiar a sua viagem anual para a Marcha pela Vida em Washington DC. Eles costumam angariar entre 500 e 3.000 dólares por cada Domingo.


O que precisas:
1) Um parque de estacionamento ou área perto da paróquia com um ponto de água.2) Um grupo de pessoas no teu grupo que possa conduzir carros.3) As coisas básicas para a lavagem de carros: mangueiras, baldes, produto para lavar carro, produto para lavar as janelas, esponjas e panos de secagem.4) Uns walkie-talkies podem ser úteis (mas não são essenciais).

Equipas: Há três equipas principais
1) Boas-vindas e coordenação. Esta equipa fica numa mesa no exterior das portas da igreja. Eles explicam a angariação de fundos aos paroquianos e pedem a sua participação. Coordenam a entrega e devolução da chave, ou seja, recebem as chaves dos proprietários e etiquetam-nas. Devem ter uma lista do nome dos proprietários, o número código da chave, marca e cor do carro e onde é que está estacionado.2) Condução. Esta equipa conduz os carros desde o sítio onde eles estão estacionados até ao local de lavagem. Quando estiverem lavados, esta equipa leva os carros para a mesma área onde estavam estacionados. 3) Lavar e Secar. Esta é a equipa que está no local da lavagem e são responsáveis por efectuar a lavagem e secagem dos carros.


Como funciona:
1) A família vai à Missa no Domingo. Eles caminham até à paróquia e vêem um grupo de jovens numa mesa com posters explicando a angariação de fundos para a JMJ. A Equipa de Boas-vindas e Coordenação pede a sua participação dizendo que o seu carro estará lavado no fim da Missa e que não há preço fixo e que cada doação será bem-vinda. Se eles aceitarem dar-te-ão a sua chave e irão à Missa. Num bloco de notas escreve o seu nome, marca e cor do carro, local de estacionamento e atribui-lhe um número.2) Depois, escreve numa etiqueta o último nome da pessoa, o local de estacionamento e o número atribuído. Ata a etiqueta às chaves. Dá-as a um dos elementos da Equipa da Condução.3) O condutor conduz o carro do local onde está estacionado até ao local de lavagem. Então, a Equipa de Lavagem e Secagem faz o carro parecer novo! Uma vez que o carro esteja pronto, o condutor trá-lo de volta ao original local de estacionamento (ou área). Depois devolve as chaves à Equipa de Boas-vindas e Coordenação que está na mesa. 4) Quando a Eucaristia tiver terminado, a família regressa à mesa da entrada para recolher as suas chaves. Encontrarão o seu carro, lavado e brilhante, na mesma área em que o deixaram.

Preparação:
1) Faz um mapa do parque de estacionamento. Se o parque está marcado com lugares de estacionamento inclui cada espaço no teu mapa. Desta forma, tu podes sempre fazer regressar o carro ao local exacto. Se não for o caso desenha um mapa do parque para que possas fazer regressar o carro a uma área próxima ao local onde o carro estava originalmente estacionado. Isto não precisa de ser detalhado ou complicado. Por exemplo, podes ter um parque na frente, atrás e ao lado da igreja. Então, em cada parque terás uma secção à esquerda, ao centro e à direita. Atribui letras que correspondam a isto. Assim, se um carro está estacionado no centro do parque atrás da igreja o código poderá ser C – A. Então, a Equipa de Acolhimento escreverá o código na etiqueta para as chaves para que o elemento da equipa de condução saiba onde encontrar o carro e onde deve deixar depois de o carro ser lavado. Faz algumas cópias do mesmo mapa. Cada condutor, assim como a Equipa de Boas-vindas e Acolhimento, precisará de uma cópia do mapa.2) A Equipa de Lavagem e Secagem precisa de estar pronta no local de lavagem com todos os materiais necessários pelo menos 30 minutos antes da missa começar. 3) A mesa com os posters, bloco de notas, caixa do dinheiro, cesto para as chaves, etiquetas para as chaves e o mapa do parque de estacionamento devem estar preparados à entrada pelo menos 30 minutos antes da Missa começar.

Toma atenção:
1) Assegura que tens a permissão do pároco antes de fazeres esta angariação de fundos.2) O número de pessoas necessárias para a Lavagem de Carros depende do número de pessoas que vai à Nissa ao Domingo. A experiência tem mostrado que muitas pessoas estão desejosas de participar.3) Não peças uma quantia fixa de dinheiro. Diz aos paroquianos que agradecerás qualquer tipo de doação, não importa quanto. Ficarás surpreendido com a generosidade das pessoas se lhes deres a opção de doar o que possam. 4) Isto não tem de ser efectuado necessariamente numa paróquia. Podes adaptar esta ideia a uma universidade, evento desportivo, etc.

Extras:
1) Podes ter pessoas junto à estrada, perto da igreja, com grandes sinais dizendo: “LAVAGEM DE CARROS”. Podes até conseguir lavar mais carros do que aqueles que vão à Missa na manhã de Domingo.2) Podes fazer um pequeno cartão para dar a todos os que participarão. Até pode ser um simples cartão-de-visita com uma citação do Santo Padre e com o logótipo da JMJ, uma imagem de um dos santos padroeiros com uma das suas orações, ou um anúncio da próxima angariação de fundos para a JMJ. Faz uma grande quantidade cartões com antecedência Faz um furo em cada um dos cartões e ata-lhes uma fita. Assim podes devolver as chaves do carro com um pequeno cartão atado. 3) Se possível tenta que a Lavagem de Carros possa ser anunciada depois das Missas na semana anterior ou publicado um aviso no boletim paroquial.

Se você tiver alguma idéia, envie-o aqui: webeditor@jmj2011madrid.com


0 comentários: