19 de julho de 2011

JMJ 2011: transporte

Metrô MadriA rede de transportes da Comunidade de Madrid é uma das mais completas do mundo. O metrô e o ônibus urbano são as redes mais utilizadas pelos madrilenos devido à extensão das suas linhas, à qualidade das suas instalações e veículos e à grande oferta de serviços.
Não obstante para poder oferecer um melhor serviço aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, o serviço de transporte público será reforçado nos dias da sua celebração.
Os principais momentos da JMJ serão celebrados no município de Madrid, pelo que te recomendamos que todos os acessos que realizes aos mesmos os faças em transporte público, sem custos adicionais para aqueles peregrinos que se inscreveram por meio dos Pagamentos JMJ de 3 e 7 dias.
Como chego a Madrid a partir do aeroporto internacional de Barajas?

Se chegas a Madrid de avião o acesso mais rápido é através da linha 8 do Metrô que conta com duas estações no recinto aeroportuário: Aeroporto T1-T2-T3 e Aeroporto T4 (final de linha). Além disso contas com duas linhas de ônibus da EMT (101 e 200) mais a chamada linha expresso. Em qualquer destas opções o tempo que demora até ao centro da cidade oscilará entre 30 e 45 minutos. Se dispões de Tarifário Turístico ou de Tarifário JMJ não tens de pagar a tarifa extra do Aeroporto de 1,00€ no Metro. No serviço expresso da EMT não são válidos os tarifários e o custo do bilhete é de 2,00€.
Que meios de transporte público tem Madrid?
Madrid dispõe de uma rede de transportes públicos de alta qualidade que facilitará a mobilidade dos peregrinos durante a JMJ. Além disso, conta com uma série de centrais de transportes estrategicamente situadas que permitem uma baldeação rápida entre diversos meios de transporte.
Os meios de transporte que podes utilizar são os seguintes:
  • Metrô
  • Metrô Ligeiro e Tranvia
  • Ônibus urbanos de Madrid (EMT)
  • Trens de curta distância: Cercanías-Renfe
  • Ônibus interurbanos
  • Ônibus urbanos noutros municípios
LEMBRE-SE:
Para conhecer os trajectos, estações e percursos que mais te convêm não te esqueças de consultar o Plano de Transportes de Madrid que receberás com a tua mochila, assim como na web www.crtm.es.
ônibus-autocarro MadridComo usar o transporte público durante a JMJ?
-Todos os peregrinos inscritos na JMJ disporão de um Passe para os Transportes editado de propósito para a JMJ.
-O Passe de Transportes JMJ será válido para 3 ou 7 dias a partir da primeira utilização, pelo período assinalado de 3 ou 7 dias, e nunca depois da data limite de segunda-feira 22 de Agosto inclusive (mais precisamente as 05:00 horas do dia 23 de Agosto). Será válido para a zona tarifária T, que compreende os serviços de transporte público de todo o território da Comunidade de Madrid e em todos os meios integrados no CRTM (Metrô, Metrô Ligeiro, Cercanías-Renfe, EMT, ônibus urbanos e ônibus interurbanos).
LEMBRE-SE:
O Passe JMJ é um documento pessoal e intransferível que te será de grande utilidade durante a JMJ. Procura não perdê-lo, a organização não será responsável pela sua reposição. Não te esqueças de indicar no verso do cartão o teu número de RG ou passaporte. (Ver instruções na folha anexa ao cartão).
Valida o bilhete cada vez que subas para o transporte público nas máquinas autenticadoras que estão na entrada das estações de Metro e Cercanías-Renfe (em algumas também terás que o fazer à saída) e nos autocarros ou metros ligeiros.
Recomendações sobre mobilidade
Bilhete tarifário JMJDurante a semana de 16 a 19 de Agosto
  • Na cidade de Madrid, utilize o transporte público. Não te desloques em veículo particular.
  • Leva sempre bem seguros os teus pertences, muito especialmente durante os trajetos no transporte público.
  • Para facilitar a entrada e saída dos meios de transporte lembre-se de dar a preferência a quem tem de sair.
  • Procure não ficar junto das portas de entrada do veículo de transporte e acede ao interior do ônibus ou trem.
  • Se faz parte de um grupo vai com o teu responsável e tenha sempre à mão o seu número de telefone.
  • Presta atenção às mensagens visuais e avisos sonoros dos sistemas de transporte.
  • No centro histórico de Madrid as distâncias são reduzidas, se os meios de transporte estiverem cheios procura outra paragem próxima que tenha menos procura. Se te encontras no centro da cidade pode ter acesso às celebrações que se organizem na zona de Cibeles-Colón caminhando.
  • Nas celebrações de Cibeles-Colón é provável que fechem as estações de metrô de Cibeles e Colón assim como a de Recoletos em Cercanías–Renfe, devido às medidas de segurança face à afluência de passageiros em alguns momentos do dia, procura organizar a tua viagem por outra estação próxima e com tempo suficiente.
  • Consulta os horários de encerramento dos transportes nos painéis informativos das estações para planejar o regresso ao teu lugar de alojamento, sobretudo se estás alojado fora da cidade de Madrid.
LEMBRE-SE:
Informe-se previamente sobre os meios de transporte e rotas mais convenientes. Pergunta no alojamento, nos CECAPs ou nos pontos de informação das centrais de transporte. Para mais informação:
Durante as jornadas em Cuatro Vientos de 20 e 21 de Agosto
•Os ônibus e veículos particulares não poderão circular nas proximidades do recinto. Chega à base aérea de Cuatro Vientos em transporte público ou caminhando. A distância desde a Puerta del Sol a Cuatro Vientos é de sete quilómetros e em duas horas consegue-se realizar o percurso caminhando por uma série de ruas e parques bem arborizados. As estações de Metro e Cercanías mais próximas de Cuatro Vientos são Aviación Española (Metro, linha 10) Las Águilas (Cercanías, linha C-5) e La Peseta (Metro, linha 11), assim como a estação de Aluche (Metro, linha 5, e Cercanías, linha C-5), a partir de onde haverá um serviço de autocarros da EMT (Serviço Especial). Todas estas estações estão situadas a menos de 30 minutos do local andando. A estação de Cuatro Vientos (Metro e Cercanías) não terá acesso ao recinto da Jornada e por isso não se recomenda o seu uso.Consulta os itinerários recomendados pela organização.
  • Confirme o bairro do local onde vais ficar situado, vê a porta de acesso ao local mais próxima, e procura chegar pela estação de Metro ou Cercanías mais próxima da porta de acesso ao local.
  • Não leve nada mais do que o imprescindível. Se vais em transporte público e usa mochila coloca-a aos teus pés.
  • Calcula o tempo que precisarás para chegar até Cuatro Vientos com largueza, tem em conta que existirá uma grande aglomeração no transporte público, assim como na entrada.
  • Siga a toda a hora as indicações dos serviços de ordem e mobilidade.
  • Para agilizar a circulação dos trens, não procures entrar quando já estiver soado o apito e quando um vagão estiver cheia de passageiros. Permanece junto às portas de acesso e espera pelo seguinte.
  • No final das celebrações de Cuatro Vientos, seja paciente na espera e colabore em tudo para facilitar a saída do local.

0 comentários: