7 de julho de 2011

Mais de 400 jovens participaram da Jornada Arquidiocesana da Juventude de Porto Alegre

JAJ_POACantando o hino da Jornada Arquidiocesana da Juventude: foi assim que mais de 400 jovens de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Sapucaia, Cachoerinha, Guaíba, entre outros vicariatos, entraram na catedral na manhã de domingo (3) para receber as bênçãos e o envio para a jornada arquidiocesana. Na saída da catedral em procissão, os jovens carregavam a cruz e o ícone de Maria, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), além de faixas e cartazes de seus grupos e movimentos católicos, que acompanhados pelo badalar dos sinos, deixou esse momento ainda mais bonito, além de mostrar a diversidade de dons e carismas da Igreja, mas principalmente a UNIDADE!
Durante todo o dia da jornada no Colégio La Salle Dores, os jovens puderam participar de inúmeras atividades: cantaram, dançaram, se conheceram, interagiram, trocaram experiências. Além disso, na parte da manhã, eles puderam participar de uma catequese sobre o desafio de ser jovem no século XXI, com o testemunho de jovens e alguns casais recém-saídos da juventude. No intervalo para o almoço, além da integração no pátio do colégio, os jovens puderam visitar os estandes de vários grupos e movimentos que trabalham com a evangelização da juventude, como Emáus, Regnum Christi, Onda, CLJ, EJC, Pastoral da Juventude, Ministério Jovem e Ministério Universidades Renovadas da RCC, Tabor, Comunidade Paz e Mel, Comunidade Graça Misericórdia e Paz, entre muitos outros.

Na parte da tarde, os jornadeiros se distribuíram em várias oficinas que trabalhavam o tema da juventude na sua relação com Jesus Cristo, a Igreja, a sociedade, Maria, além de oficinas específicas para o ONDA e os Peregrinos que vão para a Jornada Mundial da Juventude 2011 em Madri. Na sequência, ainda teve um bate-papo sobre vocações com jovens em diferentes estados de vida. Um padre, uma religiosa, uma consagrada, um leigo e uma pessoa que vive em comunidade deram seus testemunhos e procuraram orientar os jovens nesse processo de discernimento.
Às 16hs, a missa presidida por Dom Jaime Spengler, bispo de Gravataí e concelebrada por outros padres foi um momento belíssimo. Na ocasião, os delegados da Arquidiocese que vão para a Jornada Mundial entraram carregando as bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e da Espanha, além de uma faixa assinada por todos os jornadeiros que será levada ao Papa. Jovens de outras caravanas também foram convidados a subir ao palco para receber uma benção especial de envio e orientados a trazer da JMJ experiências para compartilhar com os jovens que ficarão no Brasil. 
Vem, vem, vem, vem caminhar!!! Éeeeeee, firmes na fé!
A Jornada Arquidiocesana da Juventude de Porto Alegre ocorreu pela primeira vez e é uma realização do Setor Juventude da Arquidiocese que reúne pessoas de vários movimentos. As JAJs, como são mais conhecidas (equivalentes às JDJs, as Jornadas Diocesanas), ocorrem em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que pretende reunir em agosto desse ano o maior número possível de jovens de todo mundo em Madri. As jornadas da juventude surgiram do sonho de um homem que se permitiu ser um simples instrumento na realização da vontade divina, isto é, um pincel na mão do verdadeiro artista que é DEUS! Um homem que buscou viver a santidade aqui na Terra com uma alma plenamente jovem: o Beato João Paulo II.
O Papa dos jovens não está mais fisicamente entre nós, mas deixou um legado de jovens missionários espalhados pelo mundo inteiro. Jovens que caminham juntos, unidos num só coração, que são a esperança da nossa igreja, o futuro da nação. Jovens que são apaixonados por Cristo e procuram viver firmes na fé, como cantamos no hino da Jornada Arquidiocesana de Porto Alegre!
Acompanhe mais notícias da juventude portoalegrense no blog jovenstriconectados.blogspot.com.

0 comentários: