22 de julho de 2011

Museu do Prado em exposição especial para a JMJ 2011

Caravaggio

O Museu Nacional do Prado, em Madrid, vai oferecer um programa especial para os seus visitantes, durante o mês de agosto, para assinalar a Jornada Mundial da Juventude, que a capital espanhola recebe este ano. ‘A Palavra feita imagem. Pinturas de Cristo no Prado’ apresenta 13 “obras-primas”, segundo comunicado da instituição, incluindo a participação especial dos Museus do Vaticano, que cederam temporariamente, como “obra convidada”, o quadro a ‘Deposição’, do italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio (cerca de 1571-1610).
O itinerário tem uma versão online, onde pode ser consultado através da internet, convidando o público a ver “pinturas de temática religiosa de Rubens, El Greco Velázquez, Zurbarán ou do pintor anónimo castelhano autor dos murais de Santa Cruz de Maderuelo”.

O Museu do Prado quer assim aprofundar o “significado cristão” destas obras e analisar, ao mesmo tempo, “as soluções artísticas que os pintores empregaram ao longo dos séculos para problemas iconográficos específicos neste tipo de obras”.
A exposição pode ser visitada, de forma particular, a partir de hoje, até ao dia 18 de setembro.
Em agosto, vão ter lugar duas visitas guiadas por dia [11h30 e 16h30], de terça-feira a domingo, sujeitas a marcação prévia - www.entradasprado.com -, oferta que vai ser alargada na semana da JMJ, de 16 a 21 de agosto, com três visitas [10h00, 12h00 e 16h30].
Segundo a Rádio Vaticano, trata-se da primeira vez que a ‘A Deposição de Cristo’, de Caravaggio, vai estar exposta em Espanha.
A obra, do século XVII, foi encomendada por Girolamo Vittrice para a capela da família na Chiesa Nuova, em Roma, tendo seguido para Paris em 1797 e passado para a posse do Vaticano em 1815. OC

0 comentários: