19 de setembro de 2011

Cruz e Ícone da JMJ começam peregrinação pela Catedral da Sé

Após um dia de intensa programação com shows, apresentações teatrais, momentos de oração, pregações e celebração Eucarística no evento Bote Fé, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, iniciaram na noite de domingo (18), uma peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo.

Acompanhados pelo olhar de milhares de jovens, os símbolos deixaram o Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, no carro do corpo de bombeiros, em direção a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Sé), na região central. Nas escadarias da catedral, foram acolhidos pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, pelo cura da catedral, cônego Walter Caldera e por outros padres e fiéis, com uma salva de palmas.

No início da celebração de acolhida, dom Odilo destacou que “a cruz inicia sua peregrinação na Catedral da Sé, que é coração da Igreja na cidade de São Paulo”.

Durante uma breve reflexão sobre o Evangelho de São Mateus (10, 37-39), o purpurado afirmou que “a cruz que recebemos não tem Jesus crucificado. Lembra o crucificado, mas é sinal do ressuscitado. O crucificado é o ressuscitado que caminha conosco”. E continuou: “A cruz é símbolo de vida que triunfou sobre a morte na cruz de Jesus e de esperança de libertação”.

Sobre a peregrinação da cruz e do ícone, dom Odilo manifestou um grande desejo: “Queira Deus, que peregrinando por nossa cidade e depois por todo Brasil, a cruz possa levar um sinal de esperança em reencontrar o sentido da vida e do amor de Deus, que por nós se entregou para que tivéssemos perdão e misericórdia”.


Segundo o arcebispo, o mundo vive um tempo “em que as pessoas se identificam com o crucificado e suas dores”. Desta forma, “pela peregrinação da cruz, devem se sentir estimuladas a carregar sua cruz e vencê-la, como Jesus venceu”.

Durante a oração da assembléia, foram dirigidos pedidos por todas as paróquias, comunidades, dioceses que vão receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, pela juventude e por todos os que estão trabalhando pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ao concluir a oração, dom Odilo pediu “por todos os jovens que carregam pesadas cruzes”. E continuou: “Hoje na celebração da tarde, enquanto víamos muitos jovens alegres e felizes, uma mãe pedia por seu filho que esta na cadeia: é uma pesada cruz. Hoje muitos jovens carregam a cruz da doença, da pobreza, da miséria, discriminação, violência, vícios, que muitas vezes é cruz de desespero e gera uma vida sem sentido”.

Ao final da celebração, o cardeal convidou os fiéis a cantarem a música “Pelas estradas da vida” e recordou que Nossa Senhora caminhou com Jesus até a cruz e hoje caminha com todo o povo.

A Cruz e o Ícone permanecem durante toda esta segunda-feira (19) na catedral e à noite segue sua peregrinação. Às 11:30h será rezado o terço meditado e às 14h a Via Sacra. As missas acontecem às 12h,
15h (em rito maronita) e às 18h (presidida por Dom Odilo Scherer).

Por Rubens Carneiro Neto




0 comentários: