19 de setembro de 2011

A gigante JMJ



Estava pesquisando na net qual seria o maior evento do mundo ou qual seria o evento mundial que mais movimenta pessoas. Cheguei a conclusão que nenhuma banda, nenhum show, nem mesmo a Copa do Mundo traz tantas pessoas do que a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo a revista Veja, a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, receberá cerca de 500.000 turistas em um mês. A última JMJ, em Madrid no último mês de Agosto, reuniu no dia da Vigília com o Papa cerca de 2 milhões de pessoas.

Fiquei pensando então, por que existe tantas pessoas que não aceitam este evento de jeito nenhum, falam mal e fazem até manifestações contra?!
Acho que diante da realidade em que vivemos, onde a juventude está se entregando totalmente ao mundo das drogas, da violência, da prostituição, da sexualidade desregrada, da depressão, temos de apoiar e incentivar iniciativas que trazem o bem para esta mesma juventude.

Se pesquisarem sobre as notícias sobre a JMJ, sobre o que aconteceu antes, durante e depois do evento perceberão que só tem notícias boas. Vemos jovens amadurecendo, buscando o bem comum, um país abrindo as portas não somente para as pessoas do mundo, mas aumentando laços diplomáticos, vemos a alegria contagiar todos os locais e vemos na pessoa do Papa e de todo o clero reunido, a grande missão da Igreja: Levar o amor de Deus através da juventude a todas as nações!

Fico com uma dor no coração quando leio em uma reportagem da UOL uma pessoa protestando contra a JMJ por um motivo simples e fútil: "Eles têm descontos no metrô, nos restaurantes; eu não recebo descontos, eu não tenho trabalho".
Imaginem: o motivo que me leva a negar, reclamar e protestar contra o maior evento de evangelização do mundo é porque eu não entendo o desconto dado no metrô aos participantes da JMJ e pra mim não deveriam ganhar desconto ou quem deveria ganhar desconto seria eu e não outrem.
Isso tudo me faz lembrar do Evangelho deste domingo (18/09/11). Jesus nos fala através da parábola do patrão e sua vinha (Mt 20, 1-16) e também pelas leituras que como nossos pensamentos não são como os de Deus, então não compreendemos suas atitudes e por isso agimos sempre com egoísmo.
"'... Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. Então o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta pra casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos." (Mt 20, 12-16)
Não parece este tal que reclama da JMJ?!

Deus dá a salvação a todos, independentemente se você trabalhou pouco ou muito, se você foi bom durante a vida toda ou somente no fim da vida. Então, se a JMJ é algo que faz com que os jovens, que poderiam estar no mundão, vivam cada vez mais no amor a Deus e ao próximo, por que não pensar no outro? Por que vou querer que o outro que aparentemente é pior do que eu perca o céu simplesmente porque acho que não fez o suficiente para conseguí-lo?

Então vivendo o Evangelho de Cristo e nos preparando para a JMJ aqui no Brasil em 2013 (Rio de Janeiro), peçamos ao Senhor que não deixe que nós tenhamos pensamentos egoístas como os manifestantes contra a Jornada e que saibamos ver a necessidade do mundo e o que podemos fazer para mudá-lo. E considerando que teremos mais de 5 milhões de jovens aqui, vamos fazer viver em nós o tema da nossa Jornada: "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19).


Thaisson da Silva Santarém
Vice Coordenação
Jovens Sem Fronteiras


Paz e Bem! Graça e Missão!

0 comentários: