15 de outubro de 2011

Cruz da JMJ chega à Diocese Bauru neste domingo

Chegam a Diocese de Bauru (SP) neste domingo (16/10), às 19h, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos de fé entregues aos jovens pelo Beato João Paulo II e que são levados para o mundo todo. Permanece, em cada país, nos dois anos que antecedem a JMJ. O Brasil será sede em 2013 no Rio de Janeiro e os símbolos percorrerão as principais cidades.


Os ícones permanecerão em Bauru até a tarde da segunda-feira (17). Na Província Eclesiástica de Botucatu, que compreende a Arquidiocese de Botucatu e as dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, apenas Bauru e Marília terão a honra de receber as insígnias. Em todo o trajeto no Brasil, a Universidade Sagrado Coração (USC) é a única Universidade parceira, tendo em vista o apelo do Papa Bento XVI para que os Símbolos passem por universidades católicas durante a peregrinação. A acolhida em Bauru é uma iniciativa da Diocese e contou com autorização especial para que a cidade pudesse receber os ícones.


Segundo Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora da USC, receber os símbolos da Igreja Católica para a juventude é vivenciar um dos momentos mais importantes que a USC já teve. “Aos 58 anos, rumo às festividades em comemoração aos 60, teremos a honra e seremos gratos por termos aqui na nossa Universidade bauruense os símbolos que representam o encontro dos jovens com Cristo na caminhada da vida e o que cada membro da comunidade universitária realiza no dia a dia por meio da identidade e missão da USC”, diz.

Para o Padre Wellington Supriano, assessor do Setor Juventude da Diocese de Bauru, a passagem dos símbolos da JMJ, além de ter como finalidade uma preparação espiritual para Jornada Rio 2013, vai proporcionar às pessoas a possibilidade de realizar preces diante da Cruz, mergulhando no mais profundo do Sagrado Coração de Jesus e na sua mensagem que é sinal de salvação. “Ter essa oportunidade “única” de estar com a Cruz Peregrina nos encoraja a enraizar e alicerçar nossas vidas em Jesus Cristo. A presença da Cruz e do Ícone Materno de Nossa Senhora é a benção querevigorará a importãncia da missionaridade juvenil”, completa.

Como vai ser?

Com a chegada prevista para as 19h do domingo, uma carreata em carro aberto do Corpo de Bombeiros percorrerá as principais avenidas de Bauru, escoltada pela Polícia Militar. A concentração será na Rua das Festas, que antecede a rotatória no sentido à Avenida Getúlio Vargas, próxima ao “Espaço Bauru”.

Ao chegar próxima à USC, a carreata será desfeita e dará lugar a centenas de mãos de jovens que carregarão a Cruz Peregrina da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora até as escadarias da Universidade. No local, às 21h, será celebrada uma Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari, com a participação de presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis. Na cerimônia, jovens que participaram da JMJ, realizada em Madri, na Espanha, em agosto desse ano, darão depoimentos sobre os momentos de fé vividos no evento e sobre a missão que receberam de levar pelo mundo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Após a Missa, os símbolos seguirão para o Bloco K da USC. No trajeto, um Rosário Missionário Luminoso envolverá os presentes, que poderão permanecer para a Vigília que seguirá pela noite e madrugada. Às 7h da segunda-feira será celebrada uma segunda Missa, que abrirá a visitação para a população de Bauru e região. A USC e Diocese convidam os colégios para que participem com as crianças e os jovens. Não há necessidade de reserva prévia, cada escola pode se programar para a visita que durará todo o dia. 

A cerimônia de despedida da Cruz Peregrina da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora tem início às 17h30 com a Via Sacra, seguida pela oração do Angelus e cerimônia de envio, a ser também presidida por Dom Caetano Ferrari. 

Na segunda-feira, das 9h às 16h, haverá plantão para atendimento de confissões. 

Mais 

A Cruz da JMJ é de madeira, tem 3,8 metros e foi construída e colocada como símbolo da fé católica. No final de 1984, o então Papa João Paulo II ofereceu a cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.

Em 2003, novamente, o então Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ. O Ícone de Nossa Senhora é uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria - a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

Confira a programação completa:

Dia 16/10

19h - Chegada em Bauru com carreata pelas principais avenidas

21h – Missa Solene

22h30 – Rosário Missionário Luminoso

23h – Exposição do Santíssimo Sacramento e Início da Vigília

Dia 17/10

0h – Vigília - Setor Juventude – todos os movimentos, associações juvenis e crisma

1h – Vigília - Paróquias da Região Pastoral 1 –Pastoral Familiar e Cursilhos de Cristandade

2h – Vigília - Paróquias da Região Pastoral 2 – Renovação Carismática Católica

3h – Vigília - Paróquias da Região Pastoral 3 – Encontro de Casais com Cristo

4h – Vigília - Paróquias da Região Pastoral 4 – MECE e Vicentinos

5h – Vigília - Paróquias da Região Pastoral 5 – Apostolado da Oração e Legião de Maria
Obs. As Paróquias das Regiões Pastorais 6 e 7 poderão se encaixar em um dos horários acima ou, se preferirem, durante o dia, conforme programação a seguir.

6h – Vigília - Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus – Santuário, CRB e Focolares

7h – Celebração Eucarística

8h – Início da Peregrinação dos Colégios e população em geral

16h – Peregrinação dos docentes e funcionários da USC

17h30 – Via Sacra do Bloco K até a entrada da USC

18h – Angelus

18h30 – Cerimônia de despedida e envio

Por Marcello Zanluchi

0 comentários: