27 de outubro de 2011

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, a #CruzJMJ visitou igrejas, colégios e presídios


CruzRibeiraoPreto1

De 18 a 23 de outubro, a Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), viveu momentos intensos da fé experimentados na visita da Cruz das Jornadas e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O “Bote Fé Ribeirão Preto” foi organizado pelo Setor Juventude e reuniu jovens das pastorais, movimentos, colégios católicos, comunidades e paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

O padre Anderson Xavier Lopes, assessor do Setor Juventude, e a equipe do Setor, acompanharam incansavelmente a trajetória dos símbolos que culminou com a celebração da Jornada Missionária da sub-região Ribeirão Preto 1 no dia 23 de outubro, em Sertãozinho. Saiba como foi a visita nesta retrospectiva
Cravinhos acolhe os símbolos da JMJ
Dia 18 – As ruas da cidade de Cravinhos foram contagiadas pela emoção, alegria, fé e esperança da juventude, na acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
Às 18h30 uma carreata partiu da comunidade São Judas Tadeu, seguida por mais de 150 veículos. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram transportados em um caminhão seguido por um trio elétrico com os jovens da Comunidade São João Bosco. A carreata ainda passou pelas comunidades São Francisco de Assis e Santos Reis, antes de chegar à paróquia Santa Luzia, local onde centenas de fiéis aguardavam para a acolhida e participação na celebração eucarística. Os padres José Humberto Motta, pároco de Santa Luzia, e Alessandro Daniel Tenan, vigário paroquial de São Simão, receberam os símbolos, transmitidos pelo padre Anderson Xavier Lopes, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Foi contagiante a recepção dos símbolos na Igreja Santa Luzia. Ao som de Emanuel, hino da Jornada Mundial da Juventude em Roma (2000), os símbolos foram entronizados na igreja e acolhidos por toda a comunidade paroquial de Santa Luzia. Emocionado, o padre José Humberto, se comprometeu com os jovens da paróquia a mover todos os esforços para a juventude da paróquia se fazer presente na Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.
Momento celebrativo no Santuário Nossa Senhora do Rosário

CruzRibeiraoPreto3
Dia 19 – Na quarta-feira, 19 de outubro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram ao Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. Às 16 horas aconteceu a celebração eucarística com a presença de centenas de jovens e fiéis para a acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, e às 20 horas um momento celebrativo.

Com o apoio do grupo de jovens “Vinde Evangelizados” e a assessoria do pároco, padre Júlio Cesar de Melo Miranda, cmf, os jovens participaram de um momento celebrativo conduzidos pela reflexão e partilha da palavra. A Via-Sacra com os comentários das estações adaptados a linguagem do jovem e a encenação da Paixão de Cristo pelo Ministério Teatral Santa Joana D´Arc/Grupo Missionário João Paulo II da paróquia Santa Rita de Cássia, de Batatais, propiciaram aos jovens um espaço de integração e compromisso para viverem com amor e doação a vida cristã.
Colégio Viktor Frankl recebe os símbolos da JMJ
Dia 20 – Na manhã do dia 20 de outubro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram levados ao Colégio Viktor Frankl, em Ribeirão Preto. Os padres Júlio César Miranda Mello, cmf, Ricardo de Albuquerque, cmf, e Kleber Tostes Pedro, conduziram os momentos de reflexão com os jovens do colégio.
Símbolos visitam o Parque dos Servidores e Vila Abranches
Dias 20 e 21 – Do Colégio Viktor Frankl, na tarde de quinta-feira, 20 de outubro, os símbolos seguiram para a paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque dos Servidores. Às 20 horas, os jovens se reuniram nas dependências da escola municipal “Professora Dercy Célia Seixas Ferrari, no bairro Jardim Juliana. Terminada a celebração, no início da madrugada da sexta feira, dia 21, a Paróquia Cristo Operário e São Judas Tadeu, na Vila Abranches, recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
Em plena novena de seu Padroeiro, São Judas Tadeu, cuja festa é celebrada em 28 de outubro, a juventude da paróquia preparou um singelo momento de orações e troca de experiências para acolher a Cruz em sua vida.
Apesar da hora avançada e do cansaço prementes, todos aproveitaram ao máximo este momento de espiritualidade, sobretudo pelo amor ao próximo e pela convivência comum.

Unidades prisionais recebem os símbolos da JMJ
“Estive preso e vieste me visitar” Mt 25, 36
Dia 21 – Na sexta-feira, 21, as Penitenciárias I e II e o CDP em Serra Azul, receberam a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Em um trabalho conjunto entre a Pastoral Carcerária e o Setor Juventude, a missão de Cristo se concretizou na missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e zelar para que os direitos humanos e dignidade humana sejam garantidos no sistema prisional.
Os sinais foram levados até aqueles que estão encarcerados e impedidos de fazerem uso de sua liberdade, pois cumprem suas penas de acordo com as leis vigentes em nosso país. A presença dos sinais revela o mandato missionário de Jesus de ir ao encontro das pessoas e levar a Palavra de Deus. Os sinais representam a esperança da reconciliação do homem consigo mesmo e com os outros, e também o amor incondicional de Jesus Cristo. De Serra Azul os símbolos seguiram para a Catedral Metropolitana de São Sebastião. 
 

Catedral recebe os símbolos da JMJ

Dia 21 – Eram 12h40, quando os símbolos da JMJ entraram pelo corredor central da Catedral Metropolitana de São Sebastião. A missa já havia começado e a expectativa era grande para a acolhida dos símbolos da JMJ. Os jovens carregaram os símbolos até o altar sendo acolhidos pelo pároco, padre Francisco Jaber Zanardo Moussa. A igreja estava repleta de fiéis e jovens dos colégios católicos, dos movimentos Aliança de Misericórdia e Toca de Assis, Setor Juventude e da Catedral.

O padre Francisco saudou os jovens e chamou-os a serem incansáveis batalhadores pela esperança de um mundo melhor.
Os símbolos ficam expostos na Catedral até a missa das 18h30 quando seguem para a cidade de Cajuru.
Cajuru e Santuário da Lapa em Jardinópolis
CruzRibeiraoPreto_ParoquiaCristoReiCajuru
Dia 21 e 22 – A paróquia Cristo Rei, em Cajuru, acolheu a Cruz e Peregrina e reuniu a juventude cajuruense para momentos de oração, música e partilha de vida. Na noite de sábado, após a celebração das 18h30, os símbolos foram levados para o Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis. As ruas jardinopolenses foram invadidas por uma imensidão de veículos na carreata que percorreu os vários bairros da cidade. No Santuário, os jovens passaram a noite em vigília, e às 14 horas, do dia 23, os símbolos partiram em uma carreata até a cidade de Sertãozinho, para a Jornada Missionária, e encerramento da Peregrinação na Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Jardinópolis e Sertãozinho
Dia 23 - Mais de 5 mil fieis lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis “Docão”, em Sertãozinho, na tarde de domingo, 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, para a concelebração eucarística da Jornada Missionária da Sub-Região RP-1. A sub-região RP1 é composta pelas dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e arquidiocese de Ribeirão Preto, e a celebração uniu as dioceses no espírito do projeto da Missão Continental, lançado em 2007 na Conferência Episcopal de Aparecida. Um dos compromissos centrais da Conferência de Aparecida, em 2007, foi despertar a consciência discipular dos cristãos, resgatar a dimensão missionária da Igreja e convocar para uma Missão em todo o Continente.
A concelebração eucarística, presidida pelo bispo da diocese de Franca, dom Pedro Luís Stringhini, contou com a presença do bispo da diocese de São João da Boa Vista, Dom Davi Dias Pimentel, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. As caravanas das paróquias lotaram o ginásio e foram identificadas pelo uso de uma cor, seja nas bandeirinhas acenadas ou nas camisetas. As cores usadas lembraram os cinco continentes e fizeram referência a natureza missionária da Igreja, dando um colorido ao ginásio com as seguintes identificações: Ribeirão Preto pela cor vermelha; São João da Boa Vista na cor verde; Franca usou a cor azul; Jaboticabal com a cor amarela e o presbitério identificado pela cor branca.
Na abertura da celebração, antes da procissão de entrada, os andores com os padroeiros das dioceses foram entronizados: Imaculada Conceição, diocese de Franca; Nossa Senhora do Carmo, diocese de Jaboticabal; São João Batista, diocese de São João da Boa Vista; e São Sebastião, arquidiocese de Ribeirão Preto.
A entrada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina o Ícone de Nossa Senhora, foram entronizados pelos jovens, emocionou os fiéis e marcou o encerramento da visita dos símbolos na Arquidiocese de Ribeirão Preto, depois de seis dias de peregrinação por paróquias, colégios, presídios e ruas das cidades, num sinal da presença do amor de Cristo e do protagonismo dos jovens em assumirem a responsabilidade e o compromisso de serem sinais dos valores evangélicos na sociedade.
Marcio Smiguel – Pascom Arquidiocese de Ribeirão Preto

Padre Anderson Xavier Lopes – Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

0 comentários: