![]() |
| Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foram acolhidos oficialmente no Brasil no dia 18 de setembro. No mesmo dia, começaram a peregrinação pelo Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo. Veja a seguir o relatório da peregrinação. |
BENDITA CRUZ E ÍCONE DE NOSSA SENHORA NA VIDA DOS JOVENS NA IGREJA DO BRASIL
1- Chegada da Cruz e do Ícone: No dia 18/09/11, com cantores católicos, Celebração Eucarística e tendas de oração e confissão, 100 mil jovens, adultos, sacerdotes, religiosos/as, Bispos, Arcebispos, Cardeais e autoridades civis acolheram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora em São Paulo. No final do evento, já inicio da noite, iniciou-se a peregrinação na Arquidiocese de São Paulo.
2- Peregrinação: Os Bispos do Sul 1, dividiram os 42 dias da presença da cruz nos sub-regionais do Estado de São Paulo. Em seguida iniciou-se o processo (reuniões preparatórias) junto aos responsáveis diocesanos através do coordenador da peregrinação da Cruz e do ícone da CNBB. Cada sub-regional preparou seu itinerário levando em consideração as realidades sociais e religiosas de suas dioceses.
3- Quem foi visitado: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora entraram em igrejas, escolas, universidades, presídios, hospitais, locais de tráfico e usos de drogas, favelas, etc. Os encontros juvenis foram intensamente vividos por meio de celebrações, conferências, shows, procissões, adorações, terços, via sacras, etc.
4- Testemunhos: muitas pessoas se converteram ao ver multidões seguindo a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Outros passaram a acreditar no protagonismo juvenil e abriram espaços nas comunidades para acolher os jovens.
5- Unidade: grupos juvenis, movimentos, novas comunidades e pastorais se reuniram para que a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora fosse uma oportunidade de crescimento da igreja e consolidação do Setor Juventude Diocesano.
6- Perspectivas: continuar fortalecendo o espírito de “Discípulos Missionários” de Cristo nas comunidades eclesiais para que os jovens tenham vida em plenitude. Fazer uma réplica da Cruz para continuar a peregrinação e Leitura Orante da Bíblia nas comunidades paroquiais em vista da JMJ Rio 2013.
7- Despedida: na celebração do DNJ, dia 30/10, em Barretos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, após celebrações, palestras, músicas, etc., partiram para Teófilo Otoni no Estado de Minas Gerais, onde se iniciou a peregrinação no Leste 2 que durará até 30/11.
P. Antonio Ramos do Prado, sdb
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – Cnbb
Coordenador da Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa senhora da JMJ no Brasil

0 comentários:
Postar um comentário