30 de abril de 2012

Paróquias do RJ estão envolvidas na Catequese da JMJ 2013

Foi realizada neste sábado, 28, no Edifício João Paulo II, a reunião para preparar o Simulado de Catequese da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O simulado, que acontecerá no sábado, 19 de maio, das 8h30 às 13h, em 35 igrejas da cidade do Rio de Janeiro, será um passo fundamental rumo à JMJ.

Estiveram presentes, conduzindo o encontro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o diretor geral do COL, monsenhor Joel Portella Amado, o diretor do Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento e os diretores do Setor de Preparação Pastoral, que é o setor responsável pelas catequeses, padres Arnaldo Rodrigues e Leandro Lenin.

 Juntamente com os coordenadores paroquiais de voluntariado da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de Niterói e São Gonçalo, participaram da reunião os coordenadores gerais das paróquias selecionadas para o simulado e os respectivos responsáveis pelas catequeses. 
 Com o auditório lotado, os diretores do Setor de Preparação Pastoral explicaram como será a organização do Simulado de Catequese da JMJ Rio2013.

O objetivo do simulado é, além de vivenciar a catequese, fazer com que todos possam perceber o verdadeiro significado do evento e a capacidade de acomodação de cada paróquia. “Nós sabemos que o povo carioca é muito acolhedor, mas para experimentar isso precisamos dessa organização”, disse padre Arnaldo.

“As pessoas virão ao Rio para vivenciar a peregrinação. Temos que fascinar pelo acolhimento que nós vamos refletir e vivenciar nesse simulado”, completou monsenhor Joel, ao falar sobre o tema “Acolhimento cristão”, que será trabalhado no dia 19.

O importante, ressaltou monsenhor Joel, é que esse primeiro simulado ajude a criar uma maior consciência de que a Jornada não é exclusivamente da juventude, mas de todos os que, como disse Dom Orani, participarão da JMJ Rio2013 e ajudarão a “buscar valores para o mudar o mundo para melhor”. 

0 comentários: