25 de abril de 2012

Todas as dioceses brasileiras estão envolvidas com a JMJ 2013

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro terá uma grande novidade: a Semana Missionária, que envolverá todas as 276 diocese brasileiras. 

Desde já todas as forças eclesiais trabalham juntas para que este seja um momento intenso de novo impulso especialmente para a Pastoral da Juventude.

Assim, nesta quarta-feira, 25, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude terá uma hora de apresentação dentro da programação da Assembleia Geral da CNBB, que acontece desde o dia 18 de abril, em Aparecida (SP).


“Aqui nos encontramos com a maioria dos bispos do Brasil. São eles que respondem em primeira instância por toda a movimentação da juventude em suas dioceses. Queremos esclarecer todas suas dúvidas”, salienta o presidente desta Comissão, Dom Eduardo Pinheiro. 

As primeiras dúvidas, segundo o presidente da Comissão Organizadora Local (COL), Dom Orani João Tempesta, são relativas aos preparativos, às inscrições, ao deslocamento e ao acolhimento das pessoas.

A Diocese de Limeira (SP), por exemplo, se prepara para receber mais de 250 jovens, por isso os diversos setores estão envolvidos nesses trabalhos.

“Eu vim visitar meu bispo e aproveitei para tirar minhas dúvidas sobre o acolhimento dos jovens estrangeiros que virão para esta Semana Missionária. Todos os jovens da diocese dos diversos setores estão envolvidos. A juventude da minha diocese é muito trabalhadora e promissora, muito capacitada para trabalhar em todos os âmbitos da sociedade dando testemunho de Jesus Cristo”, ressalta padre Deivison Rodrigo do Amaral.

Deste modo, com a Semana Missionária os jovens estrangeiros poderão conhecer um pouco sobre a realidade pastoral no Brasil.

“A evangelização na América Latina é muito peculiar em relação à juventude e o Brasil mais ainda por causa de seu tamanho e pluralidade. Temos no setor da juventude 59 expressões diferentes que acompanhamos. Isso é muito bem visto pelos outros países”, destaca o assessor nacional da Pastoral da Juventude e do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Mas mesmo as dioceses que não receberem peregrinos estrangeiros viverão a Semana Missionária, pois ela também quer dar um novo impulso para que os jovens sejam discípulos de Cristo.

Dom Eduardo recorda que "o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, ficou muito contente com essa motivação que está muito ligada a orientação do Documento de Aparecida que fala sobre os discípulos missionários. Nós, dentro desse espírito da Missão Continental, queremos fazer dessa Semana Missionária um momento forte de impulso da Pastoral Juvenil em todas as dioceses". 


Uma estrada para a JMJ 2013


A Semana Missionária está alicerçada em três pilares: cultura, ação social e espiritualidade. Até 23 de julho de 2013, dia em que começa oficialmente a JMJ Rio, há um caminho a ser percorrido. Além da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora que já está acontecendo em todas as dioceses, haverão três seminários este ano em Brasília com temas específicos: Comunicação, Bioética e Missionariedade.

A Campanha da Fraternidade 2013 também estará ligada à jornada, com o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema “Eis me aqui, envia-me" (Is 6, 8). Segundo padre Sávio, a CF 2013 tratará sobre questões como o extermínio de jovens, políticas públicas e comunicação.



0 comentários: