14 de maio de 2012

Cruz da JMJ e Ícone de Maria renovam vocações em seminários


seminario_arquidiocesano

O atraso de quase uma hora na programação não abalou os jovens seminaristas e seus parentes que encheram a capela do Seminário Maior Arquidiocesano na manhã deste domingo, dia das mães.

Atualmente, 83 homens se preparam para o sacerdócio no seminário Nossa Senhora de Fátima de Brasília, incluído o seminário propedêutico, primeira experiência dos jovens no discernimento da vida de padre. Além da Arquidiocese de Brasília, há estudantes das dioceses de Uruaçu, Luziânia, Conceição do Araguaia, Formosa e Jataí.

Jaimo Custódio da Silva Filho é um deles. Está no quarto ano de teologia e faz parte da pastoral vocacional da arquidiocese. Segundo ele, a peregrinação dos símbolos da Jornada é um momento vocacional por excelência. “Nesses momentos centrais, a Igreja fomenta o desejo do jovem de se consagrar.”

O jovem seminarista acredita que a presença do Ícone e da Cruz da JMJ ajuda a fortalecer o chamado dos vocacionados e reavivar a fé. “Ter contato com os símbolos da Jornada é ter contato com a fé universal, é um convite à santidade”, disse.

Em sua homilia, o reitor do seminário, padre Marco Antônio Forero, refletiu sobre ao convite universal para sermos instrumentos da graça de Deus aos demais. “Os jovens precisam ser Cruz de Cristo e Ícone de Maria para os demais”, afirmou.

Padre Forero convidou a todos os seminaristas a, como São Mateus, a seguir Cristo com coração aberto. “O Pai os convida a serem alegres e livres apóstolos do Reino. Na resposta generosa a esse convite, encontrarão a verdadeira felicidade a que seu coração aspira”, reforçou o padre aos jovens seminaristas e as familiares presentes.

Um pouco antes, os símbolos da Jornada peregrinaram pelo seminário missionário Redemptoris Mater, com sacerdotes e seminaristas ligados à espiritualidade do Caminho Neocatecumenal.

0 comentários: