12 de maio de 2012

Ordinariado Militar do Brasil recebe Ícone de Nossa Senhora e Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

Neste domingo, 13 de maio, o Ordinariado Militar do Brasil vai acolher, com muita fé e animação, o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Por cerca de quatro horas, os símbolos da JMJ permanecerão sob a responsabilidade do Ordinariado Militar e haverá procissão, shows e orações no Oratório do Soldado e na Catedral Militar Rainha da Paz.

A chegada da Cruz e do Ícone ao Oratório do Soldado (Setor Militar Urbano) está prevista para as 13h30. Os símbolos serão recebidos pelo Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros, que sairá em procissão com os jovens levando a Cruz e o Ícone para a Catedral Rainha da Paz.
 
A partir das 13h, é esperada grande concentração de fiéis – militares e civis – na Catedral Militar (Eixo Monumental), onde se apresentarão as bandas Neviim e Apóstolos, o Ministério Toca Senhor e o padre Alessandro Campos.
 
A Cruz e o Ícone serão contemplados até as 17h30, quando partirão para a Catedral Metropolitana de Brasília, onde serão acolhidos novamente pela Arquidiocese de Brasília.
 
O evento do Ordinariado Militar faz parte do Bote Fé Brasília, que será realizado neste final de semana (12 e 13/5) na capital federal e terá, entre seus pontos altos, um grande show de música católica no final da tarde de sábado na Esplanada dos Ministérios e um grande abraço ao Hospital de Base nesse mesmo dia.
 
Bote Fé – O Bote Fé está sendo realizado em algumas dioceses do país e promove um conjunto de atividades que une todos em torno da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que chegaram ao Brasil, mais precisamente a São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011, e percorrerão todo o País até chegar ao Rio de Janeiro, em 2013.
 
Para saber mais sobre o Bote Fé Brasília, acesse www.botefebrasilia.com.br.
 
Jornada Mundial da Juventude – A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos. As JMJs acontecem a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada da qual participam pessoas do mundo inteiro. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, na qual são esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo. A JMJ Rio 2013 será realizada entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
 
Para saber mais sobre a Jornada Mundial da Juventude, acesse www.rio2013.com.
 
Ordinariado Militar do Brasil – No dia 23 de outubro de 1989, o Governo Brasileiro e a Santa Sé celebraram acordo que instituiu o Ordinariado Militar do Brasil, fixando sua sede nas instalações do extinto EMFA, hoje, Ministério da Defesa. Tem jurisdição canônica em todo o território nacional, competindo-lhe assistir as famílias militares das Forças Armadas e Auxiliares – civis e militares – onde quer que elas se encontrem. Tem à frente o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Osvino Both, que é auxiliado pelo Bispo Dom José Francisco Falcão de Barros.
 

0 comentários: