21 de maio de 2012

Patronos da JMJ 2013 serão divulgados no próximo domingo

No próximo domingo, 27, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.

Os nomes serão divulgados após a Santa Missa de Pentecostes, presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no Santuário da Penha, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A Missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.

Para saciar um pouco a curiosidade dos jovens, um dos diretores executivos do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.

O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm ligação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em intercessores, modelos exemplares de juventude, que entregaram suas vidas por amor a Cristo. A data de divulgação foi escolhida justamente porque o Espírito Santo é o grande impulsionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.

“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conseguiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.

De acordo com o sacerdote, para cada patrono e intercessor será apontada uma virtude bem aparente para que os jovens possam imitá-la.

“Olhar para aquele santo vai inspirar a vida desses jovens e trazê-los para o dia a dia. A gente vai poder ter o ‘nosso santinho’ e ele, de fato, vai nos ajudar a ser melhores, não só pela intercessão espiritual dessa grande comunhão que temos com eles, mas acima de tudo vendo que ele tão jovem se entregou. E por que eu também não conseguirei fazer isto?”, disse.

O evento de divulgação do nome dos santos patronos e intercessores começa com a oração do terço, a partir das 14h, na Igreja Bom Jesus da Penha. De lá, os jovens seguem em procissão até a Concha Acústica do Santuário da Penha, onde será celebrada a Santa Missa.

“Toda arquidiocese e também todo o Brasil e o mundo poderão descobrir ao final desta Santa Missa quem serão estes que nos ajudarão a caminhar com mais segurança nos dias da Jornada, e nos inspirar depois”, afirmou o sacerdote.

0 comentários: