1 de maio de 2012

Primeiro aniversário de beatificação de João Paulo II recordado com vigília juvenil em Roma

Milhares de jovens participaram ontem de uma vigília de oração na Universidade Tor Vergata, Roma (Itália), para marcar a celebração nesta terça-feira, 1º de maio, do primeiro aniversário da Beatificação do Papa João Paulo II Bento XVI.

O evento é organizado pelo Escritório da Pastoral Universitária e da Pastoral Juvenil do Vicariato de Roma, e será realizado na Cruz da Praça de João Paulo II da Universidade Tor Vergata, lugar no qual no João Paulo II se reuniu com mais de um milhão de jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude no ano 2000.

Depois da oração do Regina Caeli do dia 29, o Papa Bento XVI assinalou: "amanhã pela tarde me unirei espiritualmente a vocês para a Vigília que terá lugar em Tor Vergata diante da grande Cruz da Jornada Mundial da Juventude de 2000".

O Santo Padre se dirigia assim aos jovens universitários que foram a Roma para o encontro europeu de alunos, os quais ele exortou a seguir realizando seu apostolado nas universidades.

A vigília será presidida pelo Vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. Espera-se que a presença de milhares de jovens italianos e outros 400 de outros lugares da Europa que caminharão às 20:00h (hora local) da capela universitária de Santo Tomás de Aquino até a Praça Beato João Paulo II.

No ano 2011, a vigília de oração prévia à beatificação do Papa Wojtyla reuniu no Circo Máximo de Roma mais de 200 mil pessoas de todo o mundo.

Em declarações à Rádio Vaticano, o responsável pela pastoral juvenil da diocese de Roma, Padre Mauricio Mirilli, exclamou: "é quase uma necessidade recordar a beatificação! Uma necessidade dos jovens e dos não tão jovens que viveram tantas e belíssimas experiências com João Paulo II, uma necessidade de reunir-se em torno daquele lugar, Tor Vergata, que também é muito importante para todo os italianos".

O sacerdote disse ademais que "a primeira vez que organizamos um evento tão grande sob esta Cruz (…). O lugar no qual João Paulo II convidou os jovens a não resignar-se, a lutar pelo bem. Em um período de crise como o atual, precisamos ouvir novamente esta mensagem".

Amanhã terça-feira 1 de maio, recordando o Papa Wojtyla, o Cardeal Angelo Sodano, que foi seu Secretário de estado e que agora é Decano do Colégio Cardenalicio, celebrará uma Missa na igreja de São Estanislau in via delle Botteghe Oscure.

Nesta igreja onde se reúnen os poloneses também está exposta uma relíquia dada de presente pelo atual Arcebispo de Cracovia que foi secretário pessoal de João Paulo II por mais de 40 anos, o Cardeal Stanislaw Dziwisz: um relicário que contém um fragmento de roupa com sangue do Beato. Também será exibido o hábito talar do Pontífice polonês.
que foi presidida na Praça de São Pedro por seu sucessor e amigo 

fonte: (acidigital.com)

0 comentários: