20 de maio de 2012

Professora define perfil dos jovens da chamada "geração Y"

Jovens do Brasil inteiro estão reunidos desde a última sexta-feira em Brasília participando do Seminário de Jovens Comunicadores, que tem como tema "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas". Um dos painéis apresentados ontem, 19, à tarde abordou algumas das características do jovem atual, a chamada geração Y.

A professora de jornalismo digital na Universidade de São Paulo (USP), Elisabeth Saad, que apresentou o painel “Geração Y: atrair. Enquadrar, reter ou só entender”, explicou que a geração Y é aquela nascida nos anos 80 até 1990 e que hoje ocupa uma posição de comando ou estão quase lá. “É um grupo jovem, seguros de si, muito conectado com o mundo digital e extremamente acelerados. São impacientes e consideram-se donos da verdade”, explicou.

Sobre a melhor forma de lidar com essa geração, a professora disse que não há uma receita pronta, já que o relacionamento depende de cada ambiente e circunstância. Mas no geral, ela contou que é necessária muita paciência e firmeza por parte das lideranças para se relacionar com esses jovens.

Sobre a importância que o Seminário vai trazer para os profissionais da área, Elisabeth se mostrou otimista. “Toda e qualquer iniciativa que objetiva ao diálogo e à troca de experiências é muito positiva e sempre resulta em contribuições”.

O seminário termina neste domingo, 20. Na parte da manhã, às 10h40, está previsto um plenário sobre os jovens conectados e o plano nacional de evangelização, com a presença do Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva (SDB) e dos padres Antônio Ramos do Prado e Carlos Sávio da Costa Ribeiro. Em seguida, Dom Eduardo preside a Celebração Eucarística que encerra as atividades do evento. 
 

0 comentários: