4 de maio de 2012

Um ano do Beato João Paulo II e um ano da 1ª Missão JSF no exterior



Completamos essa semana (dia 01/05) um ano da Beatificação do Papa João Paulo II. Lembro como se fosse ontem...


Eu estava na casa do meu amigo João (Coordenador dos Jovens Sem Fronteiras) e lembrei que a uma semana atrás havia inscrito o nosso blog (jsfronteiras.blogspot.com) em um concurso para um encontro de blogueiros que aconteceria no Vaticano. Sem a mínima esperança de que talvez fôssemos escolhidos, nem sequer falei para os outros meninos do grupo. Até que neste dia, na metade do mês de Abril (não me recordo o dia certo), eu abro o e-mail e vejo que dentre os 750 blogs do mundo inteiro, o nosso foi um dos 150 escolhidos!
Foi aquela felicidade (até o nosso Pároco Pe. Alex estava lá na casa do João e festejou conosco), mas uma pergunta acabou com o clima de euforia: Como vocês irão para o Vaticano?

Essa estranheza durou uns 5 segundos, pois ali estávamos entregando essa oportunidade nas mãos de Deus, pois aquilo tinha tudo a ver com nosso grupo, pois os nossos primeiros trabalhos e o ponto crucial para o crescimento do grupo foi a evangelização através do blog e também para a divulgação dos eventos e tal, pois estávamos na caminhada rumo à JMJ Madrid 2011.

Vocês devem estar se perguntando o que tem a ver essa história com a Beatificação do Papa João Paulo II, né?! Aguardem até o final para verem o que tem a ver.


Entregamos pra Deus e graças a Ele, a ajuda de alguns benfeitores e graças as nossas orações conseguimos a graça de mandar dois representantes de nosso grupo para este encontro (eu e o João. Eu por ter um certo conhecimento sobre o blog e já ter o passaporte em mãos; o João por ser o Coordenador do grupo, saber outras línguas e ter também o passaporte).


Ao pesquisarmos as passagens (preço mais acessível rsrs), percebemos que ficaria mais barato se ficássemos mais dias, pois pretendíamos ficar pouco tempo porque eu trabalhava e o João estudava; e o encontro (Vatican Blog Meeting) duraria apenas um dia (02/05/2011). Olha que interessante! As passagens mais baratas tinham como dia de ida: 29/04 e volta: 05/05, ou seja, a Beatificação seria no dia 01/05... Além do encontro, vamos participar pela primeira vez de uma Missa com o Papa no Vaticano e em uma Beatificação e do Papa João Paulo II... Não tenho palavras pra descrever o que sentimos...

Agora começam a perceber um pouco do que tem a ver com a Beatificação... Mas continue, pois ainda está no início.


Fomos com a cara e a coragem para a nossa primeira viagem ao exterior, a um lugar que não sabíamos nem como que andava, nem por onde começava. Chegamos! Precisávamos encontrar o albergue (os de lá são muito chiques. Kkk) onde compramos a hospedagem, e aproveitaríamos para ir à Vigília em homenagem ao Papa JP II no sábado (30/04/2011) em Circo Maximo, na cidade de Roma.


Por graça do Beato JPII, o Papa da misericórdia, exatamente às 3h da tarde encontramos o albergue... Não conhecíamos nada e encontramos nessa hora da misericórdia.

Participamos da belíssima Vigília e fomos dormir, e ao amanhecer do domingo zarpamos para a Missa de Beatificação.


Uma mistura de felicidade, graça, paz, santidade e misericórdia reinava naquela Praça da Basílica São Pedro... 1 milhão e meio de pessoas provando dessa mistura, e nós lá de intrusos! (rsrs).



Após passar uns perrengues para conseguir comida mais barata, passamos um pouco de fome até esse dia. Quando acabou a Missa não conseguíamos sair do lugar, pois metade do povo queria ver o caixão do Beato e a outra metade queria ir embora. A Missa acabou meio-dia e conseguimos sair de lá e encontrarmos comida de graça (para os peregrinos que foram à Beatificação foi dado umas caixinhas com alimentos, frutas, etc.), adivinha que horas? 3h da tarde. Coincidência ou providência, fomos pra casa comer, pois a fome era tremenda! (kkk).

No dia 01/05, custamos encontrar o lugar que aconteceria o encontro. Quem sabe que horas conseguimos encontrar o local? As 3h da tarde. E agora num vamos dizer que o nosso Beato dotado de uma imensa misericórdia num tem nada a ver com isso?! (rsrs)

Enfim, participamos do encontro e foi gratificante e valeu muito a pena estar lá. E foi o empurrão que faltava aos JSF para conseguirmos o triunfo da JMJ Madrid 2011. Quem quiser saber como terminou essa nossa pequena jornada é só pedir aí nos comentários.










Quantas boas lembranças e quantos sentimentos bons... Beato João Paulo II rogai por nós!












Thaisson da Silva Santarém
Vice-Coordenação
Seminarista
Jovens Sem Fronteiras

Paz e Bem! Graça e Missão!

0 comentários: