24 de julho de 2012

Arquidiocese convida todos para a Missa Solene de Instalação e Nomeação do Vicariato Leste

No dia 27 de julho, às 20h, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Gama, acontece a Missa Solene de Instalação e Nomeação do Vicariato Leste.


O anúncio da criação do novo Vicariato foi feita por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, em 31 de maio, na Missa em comemoração ao 42º aniversário da Catedral Metropolitana de Brasília.

O novo Vicariato surgiu do desmembramento do Vicariato Sul, que era composto pelas seguintes cidades: Taguatinga, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Brazlândia, Águas Claras, Riacho Fundo I e II, Colônia Agrícola Samambaia, Vicente Pires e Recanto das Emas.

Com a nova divisão e administração de Pe. Euclides Gonçalves Ferreira, o Vicariato Leste conterá as seguintes cidades: Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Santa Maria e Gama.

Segundo o Pe. Euclides, o Vicariato Sul estava muito grande e cheio de atividades. O Vigário Pe. Wilson Santos Pereira, não estava dando conta demanda e, por isso, foi necessário o desmembramento. “Agora, com essa divisão, poderemos melhorar o atendimento aos padres e pastorais dos dois vicariatos”, relatou o Pe. Euclides.

Além dos Vicariatos Sul e Lestes, existem também os Vicariatos Centro e Norte. O primeiro compreende: Asa Sul, L Sul, Guará I e II, Vila Planalto, Lúcio Costa, Lago Sul, Cruzeiro Novo e Velho, Setor Sudoeste, N. Bandeirante, Nova Betânia, Paranoá, Candangolandia, Estrutural, Park Way, Jardim Botânico e Itapoã. Já no Vicariato Norte estão: Asa Norte, Granja do Torto, L Norte, Sobradinho, Planaltina e Grande Colorado.

Vicariatos

Os Vicariatos existem dentro da Arquidiocese para facilitar os trabalhos pastorais e a administração e a organização territorial das 130 Igrejas Católicas existentes em nossa cidade.
Dessa forma, pode-se dizer que todo o território de Brasília está dividido em quatro partes, e cada parte é administrada por um vigário, padre escolhido pelo Arcebispo da Arquidiocese para representá-lo.

Dentre as funções do Vicariato estão apoiar os padres e as pastorais, promover a integração das paróquias que estão contidas nele e tornar eficazes os trabalhos de evangelização, além de tentar solucionar os problemas de sua região, levando os mais graves ao arcebispo.

Informações:
Local da Missa: Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos
Endereço: Q 26/29 Área Especial Setor Oeste - Gama
Telefone: (61) 3484-5757
E-mail: pnsacristaos@gmail.com


0 comentários: