17 de julho de 2012

Bento XVI envia mensagem pelos 450 anos de fundação do Carmelo

O Papa Bento XVI enviou, nesta segunda-feira, 16, uma mensagem ao bispo de Ávila, na Espanha, Dom Jesús García Burillo, pela ocasião do 450º aniversário de fundação do mosteiro de São José em Ávila e o início da reforma do Carmelo por Santa Teresa de Jesús. O Pontífice destacou que a reforma do Carmelo nasceu da oração e tende à oração.

“Santa Teresa de Jesús queria propiciar uma forma de vida que favoreceria o encontro pessoal com o Senhor, para o qual é necessário ‘colocar-se sozinho e olhar para dentro de si, e não surpreender-se de ver um bom hóspede’”, disse o Papa.

Num mundo escasso de valores espirituais, Bento XVI lembrou que a finalidade última da reforma teresiana e da criação de novos mosteiros foi abrigar o ser apostólico com a oração. Da mesma forma, buscava-se “propor um modo de vida evangélica que fosse modelo para quem buscava um caminho de perfeição, desde a convicção de que toda reforma autêntica pessoal e eclesial passa por reproduzir cada vez melhor em nós a ‘forma’ de Cristo”.

E o Pontífice trouxe essa vivência para a realidade dos tempos atuais. “Também hoje, como no século XVI, e entre rápidas transformações, é preciso que a oração confiada seja a alma do apostolado, para que ressoe com clareza cristalina e pujante dinamismo a mensagem redentora de Jesus Cristo. É urgente que a Palavra de vida vibre nas almas de forma harmoniosa, com notas sonoras e atraentes”.

Nessa tarefa, o Papa disse que o exemplo de Santa Teresa é de grande ajuda. Ele enfatizou que a força de Cristo conduz o povo de Deus a recuperar seu vigor dando espaço dentro de si para Jesus, aceitando todos os seus mandamentos e adotando critérios como humildade na conduta e renúncia ao supérfluo.

“Assim, quem nos rodeia perceberá a alegria que nasce da nossa adesão ao Senhor e que não colocamos nada contra seu amor, estando sempre dispostos a dar razão de nossa esperança”, finalizou.


fonte: (noticias.cancaonova.com)

0 comentários: