16 de julho de 2012

Lançada no Rio de Janeiro a Oração Oficial pela JMJ RIO2013



Jovens adoradores do mundo inteiro puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração Oficial da Jornada. A oração, que deverá estar na cabeceira dos cristãos até a JMJ Rio2013, foi divulgada nessa sexta-feira, no dia 13 de julho, no evento que deu início às atividades que marcam a contagem regressiva para um ano da Jornada.

Milhares de jovens se reuniram no Largo da Carioca no início da noite. Louvor, alegria, sob a ação do Espírito Santo, uniram os corações em um só clamor pela juventude do Rio e do mundo inteiro. A Comunidade Aliança de Misericórdia conduziu os momentos de oração e Adoração ao Santíssimo, junto com o diácono Melquisedec.

“Essa Jornada tem um alvo, a juventude, mas também tem uma nascente, o Coração Eucarístico de Jesus”, disse ele aos jovens.

O presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza, junto aos demais sacerdotes presentes.

Dom Orani lembrou o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, e todo o trabalho de evangelização, realizado desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade.

“É providencial que nesta noite, ao ser concluído esse trabalho e no lançamento da Oração da Jornada a Palavra de Deus fale do tema da JMJ”, disse Dom Orani, ao fazer referência às leituras do dia. E completou, lembrando o “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

O arcebispo destacou: “Somos chamados a sermos testemunhas que em Cristo nós encontramos a vida”. E afirmou que mesmo diante das dificuldades e no mundo hostil em que vivemos não se pode deixar de anunciar a Boa Nova, “não só na Jornada, mas desde agora”.

Ao final da celebração, Dom Orani rezou junto com os jovens a Oração Oficial da JMJ Rio2013. Banners com a oração em outros idiomas foram espalhados no local do evento e um vídeo com jovens rezando a oração foi exibido. Todos os participantes receberam um folheto com a oração e a imagem dos patronos e intercessores da JMJ.

Em seguida todos saíram em procissão pelas ruas do Centro da cidade até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, local onde a vigília acontece toda segunda sexta-feira do mês. A 9ª edição da Vigília seguiu até as 6h.


Uma Jornada não se faz sem a oração

Segundo padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), a mensagem vai percorrer todo o mundo e será a inspiração de todo o trabalho. “Uma Jornada não se faz sem a oração. É preciso orar para trabalhar, construir e viver a Jornada. Todo jovem vai rezar a mesma oração, é uma comunhão espiritual”, explicou padre Arnaldo.

Padre Leandro Lenin conta que a escolha teve a participação do setor pastoral, dos bispos e teólogos e, principalmente, a ação do Espírito Santo. “Nossas reuniões não eram só para a construção de um texto, mas reuniões de oração, em que a gente meditava e tentava associar tudo que era característico da Jornada”, ressaltou. “Queríamos uma oração com espírito bem jovem, feita para os jovens e pelos jovens”, completou padre Arnaldo.

“Nós queremos que eles rezem talvez uma vez por dia, mas que, principalmente, façam essa oração de forma comunitária em reuniões de grupo, nas paróquias, ou então aos domingos na celebração da santa missa”, afirmou padre Lenin.

"Nós queremos também enquanto oramos pela JMJ, orar também por aqueles que estão doando o seu tempo para ajudar, pelos peregrinos que virão de todos os lugares da terra e sairão como discípulos por todos os cantos da terra para evangelizar", concluíram os sacerdotes.

Encontro com Deus

Quem esteve no Largo da Carioca pode experimentar um pouco da unidade e o ardor da juventude em preparação para a JMJ. “É um momento muito para a Igreja porque muitos jovens terão seu encontro com Jesus, então é um momento de despertar de vocações”, disse Frei Gustavo, OFM.

Para Irmã Ana Lúcia, da Congregação Sagrado Coração de Jesus, foi um “momento de muita emoção de ver jovens empolgados de estar nos caminhos do Senhor evangelizando”.

“É um dia muito especial porque estamos aqui reunidos representando essa unidade essa unidade da nossa Igreja. Estamos aqui nos preparando espiritualmente para essa Jornada. Só que às vezes ficamos tão preocupados com as coisas que temos que alcançar (...), mas a não podemos nos esquecer de nos prepararmos espiritualmente. Então, é essencial que nós estejamos aqui hoje”, afirmou a estudante Glenda Figueiredo.

O Irmão Miguel da Cruz, missionário da comunidade Aliança de Misericórdia, falou dessa grande missão: “A missão Thalita Kum faz como João Batista, busca preparar os caminhos do Senhor e preparar o coração das pessoas para receber os jovens que vão estarão com o Papa Bento XVI aqui no Rio”.

ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

fonte:(rio2013.com)

0 comentários: