19 de julho de 2012

Leituras do Dia


XV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia )

Primeira Leitura: Isaías 26, 7-9.12.16-19 
Leitura do livro do profeta Isaías  - 7O caminho do justo é reto; vós aplanais a senda do justo. 8Seguindo a vereda de vossos juízos, Senhor, nós vos esperamos; por vosso nome e vossa memória nossa alma aspira. 9Minha alma vos deseja durante a noite e meu espírito vos procura desde a manhã. Quando vossos juízos se exercem sobre a terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça. 12Senhor, proporcionai-nos a paz! Pois vós nos tendes tratado segundo o nosso procedimento. 16Senhor, na tribulação, nós vos buscamos, e clamamos a vós na angústia em que vosso castigo nos abate.17Como uma mulher grávida, prestes a dar à luz, se retorce e grita em suas dores, assim estamos diante de vós, Senhor: 18nós concebemos e sofremos para dar à luz (o vento), sem poder dar a salvação à nossa terra; não nasceram novos habitantes no mundo. 19Que os vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem! Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultos, porque vosso orvalho é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia às sombras. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(101)
REFRÃO: O Senhor olhou a terra do alto do céu.
1. Vós, porém, Senhor, sois eterno, e vosso nome subsiste em todas as gerações. Levantai-vos, pois, e sede propício a Sião; é tempo de compadecer-vos dela, chegou a hora... - R.
2. porque vossos servos têm amor aos seus escombros e se condoem de suas ruínas. - R.
3. E as nações pagãs reverenciarão o vosso nome, Senhor, e os reis da terra prestarão homenagens à vossa glória. Quando o Senhor tiver reconstruído Sião, e aparecido em sua glória, quando ele aceitar a oração dos desvalidos e não mais rejeitar as suas súplicas, - R.
4. escrevam-se estes fatos para a geração futura, e louve o Senhor o povo que há de vir, porque o Senhor olhou do alto de seu santuário, do céu ele contemplou a terra; para escutar os gemidos dos cativos, para livrar da morte os condenados; - R.

Evangelho: Mateus 11, 28-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,28Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.29Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30Porque meu jugo é suave e meu peso é leve. - Palavra da salvação.

0 comentários: