21 de julho de 2012

Leituras do dia


XV  SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Primeira Leitura: Miquéias 2, 1-5 
Leitura da profecia de Miqueias - 1Ai dos maquinadores de iniquidade, dos que tramam o mal nos seus leitos, e o executam logo ao amanhecer do dia, porque têm o poder na mão! 2Cobiçam as terras e apoderam-se delas, cobiçam as casas e roubam-nas; fazem violência ao homem e à sua família, ao dono e à sua herança. 3Por isso, eis o que diz o Senhor: medito um mal contra essa raça, do qual não livrareis o vosso pescoço. Não andareis mais com a cabeça erguida, porque será um tempo de calamidades; 4naquele dia compor-se-ão canções a vosso respeito, e cantar-se-á uma elegia: Estamos perdidos, dir-se-á; fizeram passar a outros parte de meu povo. Como ma arrebataram? Nossas terras foram divididas entre os rebeldes. 5Por isso não haverá ninguém que estenda o cordel para ti sobre uma parte na assembléia do Senhor. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(9B)
REFRÃO: O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
1. Ó Senhor,por que ficais tão longe?Por que vos ocultais nas horas de angústias? enquanto o ímpio se enche de orgulho,é vexado o infeliz com as tribulações que aquele tramou. - R.
2. O pecador se gloria até de sua cupidez,o cobiçoso blasfema e despreza a Deus. Em sua arrogância,o ímpio diz:"Não há castigo,Deus não existe".É tudo só o que ele pensa. - R.
3. De madicência,astúcia e dolo sua boca está cheia;em sua lingua só existem palavras injuriosas e ofensivas. Põe-se de emboscada na vizinhança dos povoados,mata o inocente em lugares ocultos;seus olhos vigiam o infeliz.- R.
4. Entretanto,vós vedes tudo:observai os que penam e sofrem,a fim de tomar a causa deles em vossas mãos.É a vós que se abandona o infortunado,sois vós o amparo do órfão. - R.

Evangelho: Mateus 12, 14-21
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,14Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar. 15Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16Proibia-lhes formalmente falar disso, 17para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança (Is 42,1-4). - Palavra da salvação.

0 comentários: