25 de julho de 2012

Lutar para vencer…


Tenho feito a experiência de consultar o YOUCAT logo após o meu estudo da Palavra e tem sido uma experiência muito rica, pois a cada frase de santo, citação de Bento XVI ou reflexão em cima do Catecismo da Igreja Católica vou encontrando respostas para os questionamentos que trago em meu interior.
Faço uma pequena partilha sobre um estudo bíblico que fiz. Após refletir a passagem de I Cor 6, 12 “A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém” me deparei com uma frase impactante no YOUCAT na página 277: “Enquanto vivemos, lutamos; se continuamos a lutar é sinal de que não nos rendemos e de que o Espírito bom habita em nós. E se a morte não te encontrar como vencedor, deve encontrar-te como lutador.” (Santo Agostinho)
Quantas vezes eu me decepcionei comigo mesma porque não consegui ser fiel às minhas metas de conversão? E as vezes em que eu me determinei a não cometer aquele mesmo erro e, quando vi,  lá estava eu caindo novamente? Você já se decepcionou consigo mesmo? Você já fez o mal que não quis e o bem que tanto anseia você não conseguiu fazer?

Se você se identificou com esses questionamentos saiba que a santidade não é feita apenas de acertos e perfeições. A santidade é feita de constantes batalhas ou se você preferir de lutas. É uma constante batalha interior, a luta entre o homem novo e o homem velho que habita dentro de cada um de nós. É uma luta contra as tendências ao pecado, contra a ira, contra a indiferença, contra o julgamento, contra o mal, etc. Caiu? Confesse e se levante! Caiu novamente? Confesse e se levante! Poxa, cai de novo!! Saiba que as quedas fazem parte da vida e podemos aprender muito com elas. O importante é se humilhar e buscar a confissão para voltar a lutar contra o mal e deixar o amor que é maior vencer!
Santo Agostinho nos aponta um caminho para a santidade, a luta diária contra si mesmo! “E se a morte não te encontrar como vencedor, deve encontrar-te como lutador.”
Deus abençoe,

0 comentários: