5 de agosto de 2012

Cinco países se unem em Gesto Comum pela valorização da juventude

A partir deste domingo, 5, Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai estão convidados a fazer um Gesto Comum em favor da vida da juventude. A iniciativa se estende até domingo, 12, dia constituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia internacional da Juventude. A ideia surgiu das pastorais juvenis dos cinco países e acontece a cada dois anos desde 1997. 

O Gesto Comum de 2012 será dividido em três momentos. O primeiro será de 5 a 10 de agosto. A sugestão é que cada grupo jovem de cada expressão que trabalha com o mundo juvenil possa realizar seminários, debates, caminhadas, atos públicos, visitas em lugares onde a vida do jovem é violentada (como prisões, abrigos para dependentes químicos e alcoólicos, espaços nas ruas onde os jovens vivem). Também são sugeridas celebrações, rodas de conversa com os jovens ou o que mais o grupo considerar interessante para vivenciar e refletir sobre a defesa da vida da juventude.

O segundo momento será no sábado, 11 de agosto. A proposta é que todos os grupos das diferentes pastorais, novas comunidades, congregações, movimentos e outras organizações realizem, a partir das 19h, uma grande celebração pela vida. O momento pode ser uma celebração eucarística ou outra oração, como o ofício divino.

A conclusão, no dia 12, será com um dia de lazer, em que a juventude possa celebrar a vida também a partir do esporte, da cultura e da arte. Podem ser feitos torneios esportivos, gincanas, apresentações culturais, saraus, etc.
Centenas de grupos de jovens de todo Cone Sul estarão realizando em seus países outras atividades em favor da vida. Essa unidade entre as pastorais juvenis da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai deve ser estimulada entre os grupos. Estes são convidados a compartilhar a vivência do gesto comum nas redes sociais para mostrar a mobilização e o protagonismo juvenis. 


fonte: (noticias.cancaonova.com)

0 comentários: