24 de agosto de 2012

Dom Aviz comenta importância do diálogo inter-religioso

A Igreja Católica no Brasil, e também o Vaticano, estão firmemente comprometidos com o diálogo inter-religioso, que tem feito progressos no Brasil. Isso é o que comentou o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, que foi também arcebispo de Maringá (PR).


Dom Aviz participou da Noite de Oração pela Paz, evento que reuniu líderes de oito religiões no último dia 13 em Maringá, pelo 9º ano consecutivo. Ele revelou que este foi um momento importante para o diálogo inter-religioso. 

“Foi um momento muito precioso pra gente refletir, sobretudo, a questão do valor desse diálogo em todas as direções e depois também pra gente poder refletir sobre a importância da paz construída pelas religiões”.

O cardeal lembrou que os fiéis católicos devem ser firmes em sua fé, mas acrescentou a importância de estarem abertos para acolher tudo o que vai de encontro ao Evangelho e aos ensinamentos de Jesus. 

“Nós cristãos não podemos diminuir nunca a nossa fé no único Salvador que é Jesus Cristo, mas tudo aquilo que coincide com o Evangelho, com os valores do Evangelho, com aquilo que Jesus ensinou, tudo isso é importante para nós também porque podemos viver junto com todas essas pessoas de outras religiões. Essa superação de preconceitos, essa capacidade de diálogo, isso naturalmente constrói uma cultura diferente, que é aberta, não é uma cultura fechada, que não olha para si, mas ao seu redor”

0 comentários: