2 de agosto de 2012

Leituras do dia


XVII SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia da I semana)

Primeira Leitura: Jeremias 18, 1-6 
Leitura do livro do profeta Jeremias -  1Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: 2Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra. 3Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. 4Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, ei-lo de novo a fazer com esse material outro à sua maneira. 5Foi esta, então, a linguagem do Senhor: casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? - oráculo do Senhor. 6O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(145)
REFRÃO: Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
1. Bendize, minha alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, / cantarei ao meu Deus sem cessar! - R.
2. Não ponhais vossa fé nos que mandam, / não há homem que possa salvar. / Ao faltar-lhe o respiro, ele volta para a terra de onde saiu; / nesse dia seus planos perecem. - R.
3. É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó / e que põe no Senhor a esperança. / O Senhor fez o céu e a terra, / fez o mar e o que neles existe. - R.

Evangelho: Mateus 13, 47-53
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,47O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. 49Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos 50e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles. 52Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas. 53Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu. - Palavra da salvação.

fonte: (catolicanet.com)

0 comentários: