20 de agosto de 2012

Leituras do dia


SÃO BERNARDO
ABADE E DOUTOR
(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

Primeira Leitura: Ezequiel 24, 15-24 
Leitura da profecia de Ezequiel - 15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16filho do homem, vou levar subitamente de ti aquela que faz a delícia de teus olhos. Tu, porém, não darás gemido algum de dor, não chorarás, não deixarás tuas lágrimas correrem. 17Suspira em silêncio, não celebres o luto habitual dos mortos; conserva o teu turbante na cabeça, põe o calçado nos pés, não cubras a tua barba, não comas o pão das gentes. 18De manhã, eu me dirigi ao povo; à tarde, minha mulher morreu. No dia seguinte, fiz o que fora prescrito. 19Disse-me o povo: Não irás explicar-nos o que significa esse teu modo de proceder? 20Respondi: A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Faze esse discurso aos israelitas: eis o que diz o Senhor Javé: vou profanar o meu santuário, o orgulho de vosso poderio, a alegria de vossos olhos, o objeto do vosso amor; vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, vão cair sob a espada. 22Fareis então como acabo de fazer; não cobrireis a vossa barba, não comereis o pão das gentes;23conservareis os vossos turbantes na cabeça, e trareis os pés calçados; não poreis luto e não chorareis. Entretanto, definhareis por causa das vossas iniquidades e gemereis uns com os outros. 24O que Ezequiel está fazendo será para vós um sinal. Quando isso acontecer, fareis exatamente do mesmo modo como ele fez, e sabereis que sou eu o Senhor Javé. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Dt 32) 
REFRÃO:  Esqueceram o Deus que os gerou.
1. Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, / do Deus que te gerou não te lembraste. / Vendo isto, o Senhor os desprezou, / aborrecido com seus filhos e suas filhas. - R.
2.
 E disse: Esconderei deles meu rosto / e verei, então, o fim que eles terão, / pois, tornaram-se um povo pervertido, / são filhos que não têm fidelidade. -R.
3.
 Com deuses falsos provocaram minha ira, / com ídolos vazios me irritaram; / vou provocá-los por aqueles que nem povo, / através de gente louca hei de irritá-los. -R.

Evangelho: Mateus 1, 16-22 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,16Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 17Portanto, as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze. Desde Davi até o cativeiro de Babilônia, quatorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, quatorze gerações. Nascimento de Jesus 18Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: - Palavra da salvação.

0 comentários: