8 de agosto de 2012

Leituras do dia

SÃO DOMINGOS
PRESBÍTEROS E PREGADOR
(branco, pref.comum ou dos pastores - ofício da memória)

Primeira Leitura: Jeremias 31, 1-7
Leitura do livro do profeta Jeremias - 1Naquele tempo - oráculo do Senhor - serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas constituirão o meu povo. 2Eis o que diz o Senhor: foi concedida graça no deserto ao povo que o gládio poupara. Dentro em pouco Israel gozará de repouso. 3De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.4Reconstruir-te-ei, e serás restaurada, ó virgem de Israel! Virás, ornada de tamborins, participar de alegres danças. 5E ainda plantarás vinhas nas colinas de Samaria. E delas colherão frutos os plantadores, 6pois dia virá em que os veladores gritarão nos montes de Efraim: Erguei-vos! Subamos a Sião, ao Senhor, nosso Deus! 7Porque isto diz o Senhor: Lançai gritos de júbilo por causa de Jacó. Aclamai a primeira das nações. E fazei retumbar vossos louvores, exclamando: O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(Jr 31)
REFRÃO: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
1.  Ouvi, nações, a palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / “Quem dispersou Israel vai congregá-lo, / e o guardará qual pastor a seu rebanho!” - R.
2. Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. / Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria / afluirão para as bênçãos do Senhor. - R.
3. Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra. - R.

Evangelho: Mateus 15, 21-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,21Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. 22E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho 23Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.24Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: Senhor, ajuda-me! 26Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. 27Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos... 28Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada. - Palavra da salvação.

0 comentários: