31 de agosto de 2012

X Encontro da Família Militar com a Mãe Peregrina de Schoenstatt e IV Caminhada ao “Santuário Tabor da Esperança”


No próximo dia 02 acontecerá a 4ª Caminhada da Família Militar. 

A concentração será no Eixão Norte, na altura dos blocos G/H da SQN 102, às 06h00. O percurso será de 18 km até o Santuário Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A chegada está prevista para às 10h40. A missa será presidida pelo Padre Costa, Capelão do Santuário, às 11h00.

Após a celebração os ônibus levarão os participantes de volta para a SQN 102. Esta caminhada marca o início do Encontro Religioso que a Família Militar realiza todos os anos, no Distrito Federal e cidades circunvizinhas.


A palavra “Schoenstatt” é de origem alemã e tem o seguinte significado: Schoen = belo; Statt = lugar (belo lugar). O Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt foi fundado em Schönstatt, na Alemanha, em 1914 pelo padre Joseph Kentenich. No mundo inteiro há mais de 200 Santuários, réplicas do Santuário Original, sendo 22 no Brasil (Santa Maria, Londrina, Jaraguá, Caieiras, São Paulo, Atibaia, Santa Cruz do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Guarapuava, Itaára, Olinda, Santo Angelo, Rio de Janeiro, Brasilia, Cornélio Procópio, Poços de Caldas, Jacarezinho, Salvador, Araraquara e Belo Horizonte, Frederico Westphalen e Garanhuns).Uma característica específica do Santuário de Schoenstatt está na livre cooperação humana, como condição para que Maria permaneça ali, de modo atuante. O lema do Movimento de Schoenstatt, Nada sem Vós, nada sem nós, desperta nas pessoas a necessidade de um empenho sério em direção à santidade, vivendo fielmente a Aliança batismal.A Santa Igreja aprova e estimula as peregrinações aos Santuários, onde os fiéis vão pedir ou agradecer as graças recebidas.


A História do Santuário de Schoenstatt, em Brasília, está providencialmente unida à da Família Militar desde a sua criação, e está situado em um local privilegiado, de rara beleza, na rodovia DF 001 km 04(após a Torre de TV Digital).

Todos os anos a Família Militar de Brasília conta com abundantes bênçãos de Nossa Senhora, “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”, pois tem o privilégio de sediar esse Encontro religioso, organizado pelas “Irmãs de Maria de Schoenstatt” e por representantes militares. O Encontro visa congregar toda a comunidade cristã das Forças Militares eForças Auxiliares do Distrito Federal, convidando também toda a comunidade civil para participar desse momento espiritual, que inicia com uma Caminhada Penitencial.  O objetivo maior é o contato com o Santuário de graças, a fim de que os peregrinos possam crescer na fé, através da mediação de Maria, como Educadora e formadora do homem novo em Cristo!

A 1ª Caminhada Penitencial ao Santuário aconteceu em 2009. Neste ano, a expectativa é de 700 a 1000 participantes. A estrutura conta com viaturas do Exército Brasileiro,CAESB e Secretaria de Saúde do DF,PMDF, Colégio Militar de Brasília, Banda da Guarda Presidencial,e Polícia Rodoviária. No percurso haverá dois pontos de apoio com banheiros, água e frutas.



Serviço: Caminhada da Família Militar
Dia: 02 de setembro
Concentração:05h30Eixão Norte, na altura dos blocos G/H da SQN 102
Saída: 06h00
Percurso: 18 km

0 comentários: