5 de setembro de 2012

Festa Aventura da Cruz lança Hino Oficial da JMJ Rio 2013

No próximo dia 14 de setembro o Brasil e o mundo estarão cantando o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O lançamento acontecerá na “Festa Aventura da Cruz”, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, a partir das 20h.
A festa começará com o som de DJs católicos, seguido por shows com Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza da banda Frutos de Medjugore. O lançamento do Hino Oficial da JMJ será feito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 22h. A missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, seguida da Vigília dos Jovens Adoradores no interior da paróquia.

A música que vai embalar as lembranças de muitos jovens sobre a JMJ Rio2013 é de autoria do padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com ele, o Hino "Cruz da Esperança!" é inspirado na exuberante natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor de braços abertos, no tema da JMJ - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações"-, e na Conferência de Aparecida que convocou todos os membros da Igreja a serem discípulos e missionários de Jesus. "Espero que cause entusiasmo e alegria", prevê. "Esta é a maior gratificação". Padre Cândido define o hino como "letra e melodia simples". A mensagem principal, diz ele, é convocar os jovens a serem amigos de Deus e, por meio desta amizade, anunciar Jesus como discípulos.
O Hino se soma a Logomarca e Oração oficiais da JMJ para formar a identidade do evento em sua versão brasileira. Um dos critérios para a seleção exigia que a letra refletisse o rosto da juventude do Brasil e do mundo. 
O diretor do setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, padre Arnaldo Rodrigues, destaca a relação entre o Hino e o lema da JMJ Rio2013. "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações' é a base do Hino", diz. O Hino e a Logomarca são os dois pontos principais que formam a identidade, “dão a cara” do evento. Na JMJ Rio2013, decidiu-se que estas escolhas seriam feitas através de concurso, possibilitando que qualquer pessoa possa contribuir de maneira direta com a construção da Jornada.

fonte: (rio2013.com)

0 comentários: