12 de setembro de 2012

Leituras do dia


XXIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Primeira Leitura: 1º Coríntios 7, 25-31 
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios  - Irmãos, 25A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança. 26Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. 27Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher. 28Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos. 29Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(44)
REFRÃO:  Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / 'Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o Rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! -R.2. Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. / Em vestes vistosas ao Rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo. -R.3. entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real'. / Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; / fareis deles os reis soberanos da terra. -R.


Evangelho: Lucas 6, 20-26
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,20Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! 25Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas! - Palavra da salvação.

fonte: (catolicanet.com)

0 comentários: