27 de setembro de 2012

Leituras do dia


SÃO VIVENTE DE PAULO
PRESBÍTERO E FUNDADOR
(branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

Primeira Leitura: Eclesiastes 1, 2-11 
Leitura do livro de Eclesiastes - 2Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. 3Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? 4Uma geração passa, outra vem; mas a terra sempre subsiste. 5O sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar a seu lugar; em seguida, se levanta de novo. 6O vento vai em direção ao sul, vai em direção ao norte, volteia e gira nos mesmos circuítos.7Todos os rios se dirigem para o mar, e o mar não transborda. Em direção ao mar, para onde correm os rios, eles continuam a correr. 8Todas as coisas se afadigam, mais do que se pode dizer. A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir. 9O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol. 10Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: Veja: isto é novo, ela já existia nos tempos passados. 11Não há memória do que é antigo, e nossos descendentes não deixarão memória junto daqueles que virão depois deles. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(89) 
REFRÃO: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, / quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'  / Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou. -R.
2. Eles passam como o sono da manhã, / são iguais à erva verde pelos campos: / De manhã ela floresce vicejante, / 
mas à tarde é cortada e logo seca. -R. 
3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, / e dai ao nosso coração sabedoria!  /Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos! -R.
4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia!  / Que a bondade do Senhor e nosso Deus
repouse sobre nós e nos conduza! / Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.-R.

Evangelho: Lucas 9, 7-9 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu;8e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 9Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo. - Palavra da salvação.

0 comentários: