13 de setembro de 2012

Rio recebe festival Halleluya em preparação para a JMJ Rio 2013



Festival de dança será novidade neste ano e um show especial. Além disso, haverá outros shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, workshop e cursos. Entrada do evento é gratuita.



Uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude. Assim será o Festival Halleluya, que acontece de 29 a 30 de setembro, na Quinta da Boa Vista. O evento integra a agenda de eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. A entrada é franca.

Em sua segunda edição no Rio de Janeiro, o Festival, que é organizado pela Comunidade Católica Shalom em conjunto com a Arquidiocese do Rio, quer ser um grande sinal de paz para a Cidade Maravilhosa.

Na programação haverá shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops e cursos. Traz como novidade este ano a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento, com o tema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei discípulos em todas as nações), no qual participarão artistas que se apresentaram nos dois dias do evento.

A promoção humana e social também será uma marca do festival. Em parceria com a Ação de Amor do Cristo Redentor, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos; atividade física; riscos do tabagismo, álcool e drogas; nutrição; saúde bucal; teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros.

Como atividade religiosa, serão celebradas missas nos dois dias do evento. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidirá a missa do domingo, dia 30, às 15h. Haverá no local ainda um espaço denominado “Tenda da Misericórdia”, reservado para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.

Atrações musicais e culturais
Estão confirmadas as presenças dos cantores católicos Dunga, Padre Omar, Marcio Pacheco, Suely Façanha, Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme e Davidson Silva, e das bandas Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor. Mas ainda haverá outros.

Serão realizadas, também, apresentações do Ballet de Santa Teresa e do espetáculo “Canto das Írias”, além do grupo finalista do Festival de Dança Halleluya.

Workshop
Serão realizados quatro workshops sobre as artes na Igreja, todos no sábado, dia 29. São Eles: música e liturgia (com integrantes da banda Missionário Shalom); técnica vocal (com a cantora Olívia Ferreira); espiritualidade do ministro de música (com a cantora Suely Façanha), e unção e uso dos carismas na arte (com o cantor Davidson Silva).

Cursos
A programação do Halleluya também trará formações com temas atuais. Serão quatro cursos e uma mesa redonda. Os cursos serão: "Coragem de ser Católico – Ousadia e alegria na vivência da fé católica hoje", “Tudo e mais um pouco sobre a JMJ”, “10 motivos para defender a vida” e “Curado para o amor”. A mesa redonda terá como tema a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a JMJ, tirar dúvidas, trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.

Sobre o Halleluya
O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Nasceu em 1997, na cidade de Fortaleza, onde este ano bateu recorde de público: recebeu 1,17 milhão de pessoas. O evento coroou as atividades de comemoração dos 30 anos de existência da Comunidade Católica Shalom. Atualmente o Halleluya é também realizado em diversas capitais do Brasil e em alguns países: Israel, França, Inglaterra, Itália.

0 comentários: