4 de setembro de 2012

Senhor o que queres de mim?


Tem certo tempo em nossa vida que não sabemos se queremos comprar uma bicicleta ou casar, não sabemos se queremos ser  médico ou advogado, nem sabemos se queremos suco ou refrigerante… Já se viu nesta situação? Senão, prepara-se, pois é uma crise propícia para nosso amadurecimento enquanto ser humano, nos faz ficar mais firmes e decididos.
No entanto, diante deste conflito esquecemos de algo, uma pergunta bem simples: Senhor o que queres de mim? Diante desta pergunta podemos nos surpreender com a resposta que teremos. Pois, quando temos a coragem de fazer esta pergunta damos a Deus a abertura para nos mostrar sua vontade,seus sonhos e seus desígnios em relação a nós.
Com esta pergunta  muitos se surpreenderam com a resposta modificando sua vida  eternamente. Alguns descobriram sua vocação ao sacerdócio, a vida religiosa como irmão ou irmã ou até mesmo confirmaram sua vocação ao matrimônio. Chamamos isto de estado de vida. Mas, o que seria isso?
O estado de vida é um dom de Deus, um chamado, uma missão que Ele constitui a nós. É um encontro entre a vontade de Deus e a vontade do homem. Um ato de liberdade em que o ser humano pode dizer sim ou não a Deus.

Vamos aprofundar um pouco mais no assunto.  Paguemos Mateus 19:
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Mateus 19:5-6
Aqui Deus chama o homem ao matrimônio a cumprir a palavra crescei e multiplicai-vos que se encontra em Gênesis 1:28. Se na sua vida o desejo de ter alguém com você eternamente for maior, o desejo de ser  uma só carne com a pessoa que ama fecundando a vida dela e se entregando inteiramente, sem reservas, você é chamado ao estado de vida matrimônio, portanto, você é vocacionado a dar-se unicamente a esta pessoa amada.
De fato, existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim; outros foram feitos assim por mão humana; outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento. Quem puder entender, entenda”. Mateus 19; 12
Aqui encontra-se a outra resposta. O chamado ao estado de vida do celibato seja na ordem como sacerdote (leia hebreus 7) ou como celibatário consagrado, freis e freiras. O celibato é um chamado em que eles estão aptos para o casamento, porém, por vontade de Deus primeiramente, eles se consagram inteiramente ao Senhor, por causa do seu Reino. Pois, como nos ensina a Palavra, no Céu não haverá casamentos, mas todos viverão como anjos (Mateus 22:30), portanto, o celibato é uma profecia para a eternidade.
É um chamado de Deus em que você não se dá  exclusivamente a uma pessoa, mas a um povo que o Senhor lhe confia. Neles que você fecundará e frutificará. A sua raiz será cheia de vida e seus galhos repletos de folhas e flores.
Vale ressaltar que solteiro não é um estado de vida, pode ser uma decisão sua, mas a Igreja não define como um estado de vida.
No estado de vida damos frutos, fecundamos a vida do outro, seja no matrimônio ou no celibato. É um jardim virtuoso e cheio de vida.
Monsenhor Jonas Abib nos ensina que quando encontramos nosso estado de vida nossa missão será muito mais frutificante. Por isso, pergunte a Deus: O que queres de mim?
Rui Junio dos Santos

0 comentários: