5 de setembro de 2012

Veja o que inspirou o hino da JMJ 2013


'Acredito que os jovens vão gostar, porque o hino fala de uma relação muito próxima com o Cristo', conta padre José Candido
No dia em que a Igreja comemora a Festa da Exaltação da Santa Cruz, próximo dia 14, o mundo inteiro irá conhecer o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O autor da música é o padre José Candido, que já compôs mais de 200 títulos. Ele contou que escreveu o hino motivado por amigos e inspirado nas belezas cariocas, no Cristo Redentor e no próprio tema da JMJ.

“O que me inspirou, em primeiro lugar, foi o tema da jornada, um tema muito rico "Ide e fazei discípulos entre todas as nações", ligado à Conferência de Aparecida: discípulos e missionários. Então, acho que essa temática é muito rica e me inspirei baseado nela, nos textos bíblicos e também na alegria e no entusiasmo dos jovens”.

O sacerdote contou que ficou muito feliz quando soube que foi o vencedor do concurso e que sua composição será conhecida mundialmente. Além da felicidade, ele destacou que este é um serviço que ele pode prestar à Igreja. 



“Acredito que os jovens vão gostar, porque o hino fala de uma relação muito próxima com o Cristo, produz um sentimento de pertença e, na medida em que esse hino na jornada elevar os corações, elevar o entusiasmo, isso para mim será a maior gratificação, a maior realização”.

Em relação à estrutura do hino, padre José disse que este foi pensado de maneira bem simples, tanto na letra como na melodia. “A letra também é simples e incisiva no tema e, principalmente, faz recurso às Escrituras Sagradas, de um modo especial à Carta de São João: ‘vós sois meus amigos’ (Jo 15-14) e, depois, Mateus: ‘ide pelo mundo inteiro’. No refrão, as pessoas vão perceber como se juntam esses dois momentos da Escritura. Jesus chama os jovens e depois os envia; e, uma vez amigos, vão anunciá-Lo ao mundo inteiro. (...) Essa foi a base, a inspiração para o hino”.

Intitulado "Cruz da Esperança!", o hino será apresentado por meio de um clipe que foi gravado no maior cartão-portal da cidade, o Cristo Redentor, às 20h da próxima sexta-feira, 14, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.

0 comentários: