5 de outubro de 2012

Leituras do dia


XXVI SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia da II semana do saltério)

Primeira Leitura: Jó 38, 1.12-21; 40, 3-5
Leitura do livro de Jó - 1Então, do seio da tempestade, o Senhor deu a Jó esta resposta: 12Algum dia na vida deste ordens à manhã? Indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela alcançasse as extremidades da terra, e dela sacudisse os maus, 14para que ela tome forma como a argila de sinete e tome cor como um vestido, 15para que seja recusada aos maus a sua luz, e sejam quebrados seus braços já erguidos? 16Foste até as fontes do mar? Passaste até o fundo do abismo? 17Apareceram-te, porventura, as portas da morte? Viste, por acaso, as portas da tenebrosa morada? 18Abraçaste com o olhar a extensão da terra? Fala, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho da morada luminosa? Onde é a residência das trevas? 20Poderias alcançá-la em seu domínio, e reconhecer as veredas de sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido: são tão numerosos os teus dias! 3Queres reduzir a nada a minha justiça, e condenar-me antes de ter razão? 4Tens um braço semelhante ao de Deus, e uma voz troante como a dele? 5Orna-te então de grandeza e majestade, reveste-te de esplendor e glória! - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(138)
REFRÃO: Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1.  Senhor, vós me sondais e conheceis, / sabeis quando me sento ou me levanto; / de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando,  / os meus caminhos vos são todos conhecidos. -R.
2. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? / E para onde fugirei de vossa face? / Se eu subir até os céus, ali estais; / se eu descer até o abismo, estais presente. -R.
3. Se a aurora me emprestar as suas asas, /  para eu voar e habitar no fim dos mares; / mesmo lá vai me guiar a vossa mão / e segurar-me com firmeza a vossa destra. -R.
4. Fostes vós que me formastes as entranhas, / e no seio de minha mãe vós me tecestes. / Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! / Que prodígio e maravilha as vossas obras! -R.


Evangelho: Lucas 10, 13-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,13Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. 14Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. 15E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos.16Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - Palavra da salvação.

0 comentários: