14 de outubro de 2017

Imigrantes do Brasil terão primeiro telejornal brasileiro produzido nos Estados Unidos

Iniciativa do Canal de TV Digital (CBTV), popular entre a comunidade de brasileiros que mora fora do País, vai levar diariamente a mais de 250 mil usuários um telejornal de 30 minutos de duração com conteúdo local.





Viver fora do Brasil exige, dentre outras coisas, o difícil acompanhamento de notícias em mídias locais. Nos Estados Unidos, país que abriga uma das maiores comunidades brasileiras fora do Brasil, a produção de conteúdo voltada a estrangeiros ainda é tímida. Pensando nisso, a CBTV – um canal digital de televisão – inseriu em sua programação um telejornal diário que busca manter a comunidade ligada em assuntos relevantes no país.

“Muitos imigrantes brasileiros que moram aqui nos Estados Unidos ainda não têm familiaridade com o inglês para acompanhar o noticiário e se manter bem informado. A gente pensou em oferecer uma solução para este grande público que está em fase de adaptação e poderá consumir, além dos nossos outros programas, agora também  conteúdo informativo”, pondera Cláudio DaCosta, fundador do Canal Brazil TV.

Cláudio explica que o canal surgiu de uma necessidade latente da comunidade de se ver representada, de ter seus problemas debatidos e seus anseios atendidos por um canal de TV exclusivo. “O sucesso da CBTV foi tamanho que a gente se surpreendeu. Atualmente são mais de 250 mil downloads do aplicativo gratuito que permite quem está aqui ou quem está no Brasil a assistir nossa programação 24 horas por dia. É uma maneira ótima de acompanhar o cotidiano de quem mora aqui nos Estados Unidos”, pondera Cláudio.

PROGRAMAÇÃO DA BRASILIDADE

O Diretor de Conteúdo e Programação da CBTV, PH Castanheira, enfatiza que a inclusão do telejornal na grade de programação é uma forma de suprir os brasileiros com informações extremamente relevantes para o cotidiano dos imigrantes, além de preservar a identidade cultural e a brasilidade dos imigrantes.

“Nossa proposta é trazer um telejornal que possa informar à comunidade dos assuntos que estão em voga aqui nos Estados Unidos e no mundo. Em português, pretendemos construir um conteúdo informativo que privilegie assuntos como: imigração, leis e procedimentos, além de, é claro, os fatos cotidianos que impactam na vida de nós imigrantes de forma latente”, pondera Castanheira.

O Diretor da CBTV destaca que aumentou o número de brasileiros que moram no Brasil interessados no conteúdo da emissora. “Já temos mais de 250 mil downloads ativos do nosso aplicativo pelo o qual o público pode acompanhar o estilo de vida aqui nos EUA. É grande a fatia de público do Brasil que procura informações sobre imigração, legislação e rotina de como é morar por aqui”, pondera PH.
O telejornal da CBTV irá ao ar diariamente, às 18h (horário do Brasil) antes do programa do apresentador Amaury Jr.

REVISTA DOMINICAL

Para integrar a programação jornalística do canal, a CBTV também lançou este mês uma revista semanal com a promessa de trazer o cotidiano e informações relevantes da vida fora do Brasil. Com a participação de correspondentes que residem em diversas partes do mundo, o programa é um apanhado geral de tudo o que acontece nas comunidades brasileiras espalhadas pelo planeta.

COMO ASSISTIR

O Canal Brazil TV (CBTV) transmite sinal digital de televisão, com Streaming 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo ser assistido através das plataformas Roku, Apple TV 4, Amazon Fire TV e Google Chromecast. Também é possível assistir à CBTV no celular ou tablet, pelos dispositivos IOS, Android e Windows. Basta baixar o aplicativo e acompanhar a programação. Para ver onde é possível assistir à CBTV acesse: http://cbtv.com.br/faq.html


Mais informações podem ser acessadas no website do canal:http://www.cbtv.com.br/  

0 comentários: