31 de janeiro de 2011

ÁFRICA: OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO

Cidade do Vaticano, 31 jan (RV) - Pobreza e injustiças sociais, mau governo, persistente insegurança, dificuldade de empreender o caminho da democracia em muitos países, corrupção, urgência da reconciliação e da formação integral da pessoa: estes os desafios da evangelização que sobressaem da análise realizada no IV Encontro africano do FIAC (Forum Internacional da Ação Católica), que se realizou em Dacar, no Senegal, na semana passada.


No Encontro, que teve como tema - “Vida, pão, paz e liberdade. Por uma África próspera, em paz, reconciliada” – participaram uma centena de representantes dos Movimentos da Ação Católica da África Ocidental - Benim, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Gana, Mali, Nigéria e Senegal - junto com membros do Secretariado Internacional do FIAC de quatro países (Burundi, Espanha, Itália, Romênia). 



Os participantes comprometeram-se a “promover e defender os valores cristãos em todos os âmbitos de vida”, “conhecer melhor e integrar as nossas culturas, de maneira consciente e coerente à luz do Evangelho”, aprofundar “o diálogo inter-religioso e intercultural” e, finalmente, a reflexão sobre a eclesialidade, laicidade, organicidade e colaboração com a Hierarquia – as quatro notas que segundo o Concílio Vaticano II (Decreto “Apostolicam Actuositatem”, sobre o apostolado dos leigos) caracterizam os movimentos de Ação Católica”.



Os participantes recomendaram à hierarquia da Igreja que se promova a formação dos leigos e se criem sinergias de reflexão e ação, em todos os níveis, entre pastores, consagrados e leigos, tendo como base a co-responsabilidade, na comunhão. Pediram também que se criem condições de diálogo com os políticos e com os responsáveis da sociedade civil, em vista da promoção do bem comum e do Estado de direito.



Finalmente, os participantes agradeceram Bento XVI pela mensagem enviada ao Encontro e pelo encorajamento a empenharem-se nos caminhos da justiça, da reconciliação e da paz, cuidando de crescer numa fé viva e numa sólida formação espiritual e humana. (SP)

0 comentários: