7 de janeiro de 2011

EGITO: CRISTÃOS COPTAS CELEBRAM O NATAL NESTA SEXTA-FEIRA

Kairo, 07 jan (RV) - Os cristãos egípcios celebram o Natal copta nesta sexta-feira, após festejos realizados na noite de ontem, felizmente sem incidentes, apesar do temor gerado depois do atentado contra uma igreja copta, no primeiro dia deste ano, que deixou um saldo de 23 mortos e cerca de cem feridos.


A calma reina pelas ruas das cidades do Egito onde é feriado nacional. Na sede do Patriarcado Copta, na Catedral de Abassiya, no Cairo, foi celebrada a Missa do Galo, na noite de ontem, presidida pelo papa copta, Shenouda III, que prestou uma homenagem às vítimas do ataque contra a Igreja dos Santos, em Alexandria.



"Quero chorar por nossos filhos em Alexandria e em muitos outros países onde foram martirizados; inocentes que nada fizeram. Também quero enviar minhas condolências aos nossos filhos em Naga Hammadi, já que se passou um ano desde a sua morte" – disse o Papa Shenouda III, em cerimônia transmitida por oito emissoras de televisão egípcias.



O papa copta se referia ao massacre de 6 de janeiro do ano passado, na localidade de Naga Hammadi, sul do Egito, onde nove pessoas – dentre as quais oito cristãos – foram assassinadas a tiros, quando saíam de uma igreja, após terem participado da Missa do Galo, que marca o início do Natal copta ortodoxo.



Shenouda III também agradeceu ao presidente do Egito, Hosni Mubarak, por sua solidariedade, já que o chefe de Estado egípcio "fez com que o Natal fosse um dia nacional para todos os egípcios". 



Participaram da cerimônia – celebrada em meio a um amplo esquema de segurança – fiéis cristãos e muçulmanos, além de 12 ministros e atores de cinema e TV do Egito. (AF)

0 comentários: