8 de janeiro de 2011

Liturgia do dia 09/01/2010- Batismo do Senhor

Primeira leitura: 1º João 5, 14-21


Leitura da primeira carta de São João - Caríssimos 14A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá. 15E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este. 17Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte. 18Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. 19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. 20Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos! - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: 149


REFRÃO: O Senhor ama seu povo de verdade.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / Alegre-se Israel em quem o fez, / e Sião se rejubile no seu rei! - R.
2. Com danças glorifiquem o seu nome, / toquem harpa e tambor em sua honra! / Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes. - R.
3. Exultem os fiéis por sua glória / e, cantando, se levantem de seus leitos / com louvores do Senhor em sua boca. / Eis a glória para todos os seus santos. - R.

Evangelho: João 3, 22-30


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 22Em seguida, foi Jesus com os seus discípulos para os campos da Judéia, e ali se deteve com eles, e batizava. 23Também João batizava em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água, e muitos vinham e eram batizados. 24Pois João ainda não tinha sido lançado no cárcere. 25Ora, surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, a respeito da purificação. 26Foram e disseram-lhe: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, de quem tu deste testemunho, ei-lo que está batizando e todos vão ter com ele... 27João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. 28Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele. 29Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. 30Importa que ele cresça e que eu diminua. - Palavra da salvação.

0 comentários: