7 de janeiro de 2011

Papa nomeia brasileiro para Pontifícia Academia das Ciências




Arquivo
O professor brasileiro Miguel Nicolelis foi nomeado pelo Papa Bento XVI para Pontifícia Academia das Ciências
Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução equipe CN Notícias)


O brasileiro Miguel A. L. Nicolelis foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Membro Ordinário da Pontifícia Academia das Ciências. Nicolelis é professor de Neurociência na Duke University, em Durham, nos Estados Unidos.


A nomeação foi divulgada pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira, 5.

Fundada em 1603, em Roma, a Pontifícia Academia de Ciências foi a primeira academia científica do mundo, tendo como um dos históricos membros Galileu Galilei. 

Atualmente, a instituição conta com cerca de 80 acadêmicos de várias partes do mundo, nomeados pelo Papa, sob indicação do corpo acadêmico, sem nenhum tipo de discriminação. O objetivo do orgão é promover a pesquisa e examinar questões científicas de interesse da Igreja. 



Biografia

O professor Miguel A.L. Nicolelis nasceu em 1961, em São Paulo, Brasil, e  se formou em medicina e concluiu doutorado em Neurofisiologia na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor de Neurociência na Universidade de Duke, em Durham, nos Estados Unidos, coordenador do Centro de Neuroengenharia de Duke, cofundador e diretor científico do Instituto Internacional Lily Safra para Neurociência, em Natal, Brasil. 

Miguel Nicolelis foi pioneiro no desenvolvimento e implementação de um novo método neurofisiológico, conhecido hoje como gravações de crônicas, multi-sites com multi-eletrodos, abrindo uma nova área no estudo da neurofisiologia.

Em particular, esta nova área se concentra na medição da atividade neural simultânea e das interações de grandes populações de neurônios em todo o cérebro. 

Embora mais conhecido por seus estudos pioneiros na Interface Cérebro/Máquina e próteses neurais  em pacientes humanos e outros primatas, ele também desenvolveu uma abordagem interativa no estudo das doenças neurológicas e psiquiátricas, inclusive o Mal de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia e transtornos associados à deficiência de atenção.

Trabalhou também no campo da plasticidade sensorial, do gosto, do sono, das recompensas e do aprendizado. Seus trabalhos influenciaram a pesquisa básica e aquela aplicada nas áreas de informática, robótica e engenharia biomédica. 

É membro da Academia Francesa e Brasileira de Ciência, autor de mais de 150 manuscritos e editor de várias publicações, incluindo livros e edições especiais para jornais, e já recebeu vários prêmios internacionais.

0 comentários: