21 de janeiro de 2011

SANTA SÉ MANTÉM ABERTURA E DIÁLOGO COM ACADEMIA ISLÂMICA DE AL-AZHAR

Cidade do Vaticano, 21 jan (RV) – O diretor da Sala de Imprensa vaticana, Padre Federico Lombardi, afirmou nesta quinta-feira que a Santa Sé mantém a linha de “abertura” e “diálogo” em relação à Academia de pesquisa islâmica de Al-Azhar, com sede no Cairo. Padre Lombardi respondeu dessa maneira ao comunicado da instituição sunita, no qual os responsáveis de Al-Azhar anunciaram a suspensão dos encontros com o Vaticano depois de classificarem como “ataques” de Bento XVI contra o Islã, algumas declarações do Santo Padre.

A questão é a condenação pública feita pelo Papa do atentado que causou a morte de 23 cristãos na cidade egípcia de Alexandria, na noite entre 31 de dezembro e 1º de Janeiro, e das suas várias intervenções em favor da liberdade religiosa em países de maioria islâmica.

Padre Lombardi afirmou que o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso “está recolhendo informações necessárias para uma compreensão adequada da situação, mas que mantém a linha de abertura e diálogo em relação à Academia”.

Um Comitê conjunto para o diálogo entre católicos e muçulmanos foi criado em 1998, englobando o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Comitê permanente de Al-Azhar para o diálogo entre as religiões monoteístas.

No último dia 11 de janeiro, o Secretário vaticano das Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, recebeu em audiência a embaixadora do Egito junto à Santa Sé, assegurando-lhe partilhar a preocupação do governo egípcio de “evitar uma escalada de confrontos e de tensões por motivações religiosas”. (SP)

0 comentários: