25 de fevereiro de 2011

Espanha prepara-se para receber o mundo

 

300.000 jóvenes de más de 130 países convivirán en los días previos a la JMJ
Días en las diócesis
Auxi Rueda de Ávila, Alberto Plaza de Ciudad Real,
dos Dias nas Dioceses
 
De 11 a 15 de Agosto de 2011, 63 dioceses espanholas oferecem aos jovens, vindos de fora de Espanha, que participem na JMJ a possibilidade de passar um tempo de convívio com outros jovens, em preparação para a Jornada Mundial. “É uma grande oportunidade para preparar a Jornada Mundial, enquanto se multiplica o efeito da JMJ por todos os lugares de Espanha”, explicou Javier Igea, responsável por este programa. Recentemente foi criado um sítio na internet (www.dedmadrid11.com) que oferece informação completa sobre todos os lugares que participam no programa.

Estima-se que participaram no programa ‘Dias nas Dioceses’ aproximadamente 300.000 jovens, distribuídos por toda a geografia espanhola. Actualmente já estão inscritos mais de 150.000 participantes de 137 países (Taiwan, Madagáscar, Burkina Faso, África do Sul …). 12 das 63 dioceses participantes já têm todos as vagas ocupadas.

O programa desses dias varia de um lugar para o outro e integra actividades culturais, visitas históricas, momentos de festa, assim como tempos de oração e celebração nos santuários que formam parte da identidade religiosa local. Espanha tem uma rica história católica e é “terra de Maria”, como foi chamada por João Paulo II. Lá nasceram muitos santos e é difícil encontrar uma nação no mundo que não tenha tido missionários espanhóis.

Para referir alguns exemplos, um desses encontros terá lugar na basílica da Sagrada Família de Barcelona, juntando todos os jovens que viagem à Catalunha e os jovens da região. Em Pamplona serão acolhidos jovens da Sicília com os quais já se estão a realizar encontros de oração em conjunto, cada sexta-feira à mesma hora para se prepararem para o encontro.
Javier Igea destacou que estes contactos prévios à Jornada Mundial da Juventude “estão a semear vínculos de paz na aldeia global”.

O acolhimento e colaboração das autoridades locais estão a ser muito positivos. “Em Valladolid, foram os próprios alcaides dos municípios que pediram à organização para que jovens de todo o mundo fossem às suas localidades”, explicou Igea. Em muitos lugares de Espanha está a fazer-se um esforço muito grande para que o alojamento e a manutenção sejam gratuitos para os participantes. Os jovens que provêm de países com maiores dificuldades económicas têm garantida a gratuidade neste programa. É o caso a Ciudad Real, aonde acudirão 260 haitianos que formarão parte dos 2.000 jovens estrangeiros que participaram no programa da cidade da comarca de La Mancha.

Os DED começaram na JMJ de Paris (1997). A Igreja em França promoveu estes encontros como um modo de facilitar a pastoral juvenil das dioceses francesas, conseguindo que o país inteiro acolhesse os peregrinos vindos de outros países, animando os jovens franceses a participar na JMJ. A experiência foi tão boa que se adoptou nas seguintes Jornadas de Itália, Canadá, Alemanha e Austrália. Podes encontrar mais informação em: www.dedmadrid11.com.

0 comentários: