Lahore, 1º fev (RV) - A partir de hoje, 1º de fevereiro, a Índia celebra o 25 º aniversário da visita do Papa João Paulo II ao país asiático, ocorrida em 1986. “Será um evento capaz de levar à Índia uma forte mensagem de paz, justiça e unidade”, explica à agência Fides o Padre Joseph Babu Karakombil, Porta-voz da Conferência Episcopal da Índia, sublinhando como o país no seu grande pluralismo cultural, religioso e político tenha necessidade de recuperar uma mensagem de justiça, cancelando todas as desigualdades entre o progresso e a riqueza de alguns, e a pobreza extrema e a marginalização de outros.
Muitas as iniciativas pela ocasião: um intenso programa prevê 10 dias de celebrações de 1 º a 11 de fevereiro, guiadas pelo Cardeal Murphy O'Connor, enviado especial de Bento XVI. As celebrações serão realizadas em cinco grandes cidades indianas, representando toda a nação: Nova Délhi, Ranchi, Calcutá, Cohin, Mumbai e em cada uma os eventos vão se concentrar sobre um determinado tema, caro à espiritualidade e à ação pastoral de João Paulo II.
Em Nova Délhi o tema será “as vocações”; em Ranchi, "a atenção aos indígenas e aos Dalits"; em Calcutá - onde os protagonistas serão as irmãs de Madre Teresa – o tema será a “caridade e serviço social”; em Cochin, Kerala, o foco será sobre “a evangelização”; enquanto Mumbai o tema será “o diálogo, os jovens e a família”
No dia de hoje, em Nova Délhi, na abertura das comemorações, será apresentado um livro, publicado pela Conferência Episcopal, que narra a visita de João Paulo II à Índia, que tocou 14 localidades. O texto contém testemunhos de bispos, religiosos e também de líderes hindus. Será também inaugurada uma estátua do Papa dentro da Nunciatura Apostólica.
Amanhã, dia 2 de fevereiro, será celebrada uma missa solene na Catedral de Nova Délhi, na presença do Núncio Apostólico, Dom Salvatore Pennacchio e também ali será colocada uma estátua do Papa Wojtyla. É previsto ainda um encontro especial de religiosos e religiosas sobre o tema da “vocação”. No dia 3 de fevereiro, o Cardeal Connor fará uma homenagem ao monumento erguido e
0 comentários:
Postar um comentário