1 de abril de 2011

José Alencar: sua trajetória como empresário e carreira política

De balconista a um dos empresários mais bem sucedidos do país. Na segunda reportagem especial sobre José Alencar, você vai conhecer o início da trajetória do dono da maior empresa de fiação e tecelagem do país e a decisão que o levou à vice-presidência do Brasil.

Assista à reportagem
 

As flores dão vida à praça de Caratinga, interior de Minas Gerais. Em 1946, o ainda menino José Alencar iria se apaixonar pela cidade. Era começo de vida. O primeiro emprego veio de uma visita do pai de Magdá Bonfim à Muriaé, quando então conheceu José como balconista .

Foi um tempo de novas amizades. José Alencar formou um time de futebol.

"Ele queria ser titular do time principal de Caratinga, que é o Caratinga Futebol Clube. Como ele não conseguiu, ele fundou um time que chamava Barro Branco Futebol Clube", recorda Magdá.

Era chamado de Zé 55. "Por causa do tiro de guerra, o número dele era 55", explica a amiga de infância Dora Bonfim Pereira do Vale.

Bastaram dois anos para que o balconista sentisse o desejo de entrar em campo como titular do próprio negócio: a loja A Queimadeira.

A loja fechou dois anos depois, José Alencar foi representante de vendas, vendedor de cereais para atacado e chegou a abrir até uma fábrica de macarrão. Mas a mudança mais radical ocorreu em Ubá quando teve de assumir os negócios de outro irmão que falecera - um atacado de tecidos.

Começava um novo desafio na área de indústria e tecelagem.

Enquanto a empresa crescia rapidamente, José Alencar encontrava também o amor. Casou-se com dona Marisa.

Dona Dora guarda fotografias, cartões, e cartas do gabinete da presidência. Em uma delas, escrita de próprio punho, José de Alencar lamenta pela morte do pai de Dora.

Recentemente ela recebeu a visita do presidente em casa. Fez questão de registrar.

A carreira de empresário não parava de crescer. A copa de 66 inspirou José Alencar a mudar o nome da nova empresa, que passou a se chamar Wembley, estádio onde se deciciu a final da copa da Inglaterra.

O Brasil não venceu o campeonato, mas no campo empresarial José Alencar avançava. Mais tarde surgia a coteminas, empresa que em 1975 se tornaria a mais moderna no setor de fiação
e tecelagem do país.

José de Alencar se projetava também como liderança. Em Caratinga, foi presidente da Associação Comercial, depois, presidente da Federação da Indústria e Comércio de Minas
Gerais, candidatou-se a governador de Minas, depois foi eleito senador e mais tarde, convidado por Lula a ser o candidato a vice-presidente.

Caratinga está mais moderna, muito já se perdeu desse passado. Mas seu Amir guarda no coração a gratidão pela ajuda do amigo, a quem deve a construção da própria casa.

As flores de caratinga irão exalar para sempre o doce perfume que José Alencar, um dia, deixou pelos ares da cidade.

Leia mais
.: José Alencar: Conheça infância de um dos maiores políticos do país

0 comentários: