Por Gisele Barbosa @gisele100
Após a beatificação de João Paulo II, as notícias católicas no Brasil estão girando em torno da 49ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Inclusive já postamos aqui no blog algumas reportagens a respeito, mas você sabe o que é e para que acontece essa reunião?
Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia, órgão supremo da CNBB, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art. 31 Estatuto Canônico da CNBB). (Fonte: www.cnbb.org.br).
Dessa forma começou nesta quarta-feira, 04, com uma Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil Dom Lorenzo Baldisseri, e vai até dia 13 a Assembléia deste ano. Está acontecendo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Nesses dias os Bispos participantes vão discutir assuntos pertinentes ao nosso dia a dia, e discutir o posicionamento da Igreja a respeito.
Antes de dar início, eles já têm alguns objetivos pré-estabelecidos e os desse ano são as novas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e as eleições da nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB que estarão à frente da realização dessas diretrizes.
Ao final de cada dia, alguns Bispos fazem uma coletiva para expor o que foi tratado na reunião do dia. Ontem, dia 04 na coletiva foi falado a respeito do processo eletivo desses novos cargos. Eleição essa que só acontecerá segunda-feira dia 09, após um retiro realizado no final de semana. Quanto à coletiva de imprensa realizada hoje, pode ser visto um resumo na matéria abaixo.
Vamos nos unir em oração aos Bispos em Assembléia para que o Espírito Santo os conduza para tomar sempre decisões acertadas e que Nossa Senhora os proteja.
0 comentários:
Postar um comentário