25 de maio de 2011

Bolívia: iniciado processo de beatificação de Tito Yupanqui

Tito Yupanqui poderá se tornar o primeiro beato boliviano. Ele esculpiu a célebre estátua da Virgem de Copacabana. As leituras do decreto da Congregação da Causa dos Santos e também da carta da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) foram feitas na Basílica de Copacabana, a 158 km de La Paz. Os bispos do comitê para a beatificação reiteraram que não vão medir esforços na tarefa de pesquisar a vida de Tito, as virtudes e as obras do escultor.
Ainda segundo a CEB, começam assim as primeiras investigações do processo de beatificação do Servo de Deus Francisco Tito Yupanqui.


Quem foi

L'aymara Francisco Tito Yupanqui nasceu provavelmente entre 1540 e 1550 na cidade de Copacabana e morreu em Cuzco, no Peru, em 1616. Ele e sua família, descendentes do inca Huayna Capac, foram evangelizados pelos missionários católicos dominicanos. Pouco tempo depois, Tito esculpiu em madeira maguey, típica da região, a imagem da Virgem Maria. A tradição católica local conta que Tito Yupanqui teve uma visão noturna de uma mulher com uma criança nos braços. Em seguida, reproduziu a forma do seu rosto com as características dos nativos na imagem da Virgem. Por isso é também chamada "Virgem da pele escura". A imagem é venerada desde 1583 e por isso transforma o Santuário Mariano de Copacabana num dos mais antigos das Américas.
 
(fonte: catolicanet.com)

0 comentários: